13 de janeiro de 2012

Improcrop conquista selo IBD em mais três produtos

NemOut™, Compost-Aid® e Soil-Set® são os três produtos que agora estão certificados pelo IBD – Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural. Junto com o Agro-Mos® e Crop-Set™ a nova certificação busca ajudar ainda mais os produtores interessados na agricultura orgânica, já que os alimentos tratados com esses produtos se encaixam nessa categoria. Outra grande vantagem do selo é o fato dele abrir as portas para produtores que pensam em exportar, isso porque o IBD é reconhecido em vários países, entre eles Japão, Estados Unidos, Canadá e União Europeia.

Processo
Quem explica todo o processo para obtenção do selo é a Bacharel em Química e Gerente de Qualidade da Improcrop, Graziela Silva. Ela conta que o primeiro passo é entrar em contato com o IBD para solicitar o formulário e preencher com todos os dados da empresa, os produtos fabricados, e para aqueles que vamos pedir a certificação, é necessário descrever todo o processo de produção, qualidade e suas matérias-primas. “Após a entrega e análise de todos os documentos, o IBD encaminha o contrato para assinatura e após tudo isso é solicitada a inspeção na empresa”, conta. Graziela explica que essa é a parte mais burocrática, já que é verificada toda a documentação, laudos, procedimentos de qualidade e planilhas de produção, além da vistoria que acontece na fábrica para certificação. “Para que a certificação seja aceita, os produtos não deverão conter em sua formulação nenhuma matéria-prima que derivada de produtos geneticamente modificados ou tenha um potencial de contaminação alimentar ou ambiental”, explica.

Benefícios
Essa vitória acontece após uma série de mudanças e empenho de toda a equipe Improcrop, comprometida sempre com o meio ambiente e também com o consumidor final, grandes beneficiados dessa conquista. “O principal beneficio que o selo nos trás é poder atender nossos clientes que produzem exclusivamente produtos orgânicos, facilitando a negociação para outros estados e países”, conta Graziela.

Essa conquista beneficia todo o setor agropecuário, como explica Ney Ibrahim, Diretor Comercial da Improcrop. Para ele, significa o reconhecimento dos esforços em encontrar soluções naturais para a agricultura com qualidade e segurança. “O IBD segue regras rígidas de âmbito internacional para suas certificações e nos orgulhamos de estar respeitando esses critérios na fabricação de nossos produtos”, explica.

Mas não são somente os produtores orgânicos que se beneficiam desta mudança. Ney conta que a certificação dá mais segurança aos produtores convencionais, que “mesmo não tendo a obrigatoriedade de usarem produtos certificados, sabem que o uso dos mesmos traz segurança alimentar para toda população e não oferece nenhum risco à saúde das pessoas envolvidas nos processos produtivos”.

Para Leonardo Porpino Alves, gerente técnico da Improcrop, outro destaque importante é o atual cenário da agricultura em todo o mundo. “A procura pela minimização da utilização de agroquímicos acontece em todo o planeta, com isso a existência no mercado de produtos que venham a complementar esta lacuna de maneira natural é extremamente desejada”, conta. Ney também destaca que um dos grandes desafios da agricultura orgânica é a disponibilidade de produtos certificados que auxiliem os processos produtivos, permitindo que os produtores alcancem grandes volumes de produção e qualidade para atender a demanda. “Agora estes produtores podem contar com uma linha de produtos que proporciona estes ganhos de produtividade e qualidade já reconhecidos pela agricultura convencional”, finaliza.

Fonte: Improcorp

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.