A bactéria Bordetella bronchiseptica afeta o sistema respiratório dos cães, levando à traqueobronquite infecciosa canina, conhecida popularmente como “tosse dos canis”. “Essa é uma doença respiratória altamente contagiosa entre os cães, principalmente em locais de interação e aglomeração, como canis, parques, creches, hotéis e outros ambientes superpopulosos”, explica a médica-veterinária Patricia Guimarães, Coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal.
A tosse dos canis é transmitida para cães sadios quando um cão infectado libera gotículas respiratórias ao tossir ou espirrar, que são inaladas pelas vias aéreas de outros cães que estão próximos, além de se espalhar através do contato direto entre cães e indireto por meio de superfícies contaminadas, como brinquedos e tigelas de água. A tosse dos canis pode provocar diversos sintomas, como tosse seca, espirros, corrimento nasal, falta de apetite e febre leve. Assim como ocorre com outras doenças respiratórias, cães infectados devem ser isolados e tratados para prevenir a rápida disseminação da bactéria entre os animais saudáveis.
“Garantir boa ventilação e manter a limpeza de ambientes e objetos são medidas simples e eficazes de prevenção. No entanto, a forma mais segura de proteger a saúde do seu pet contra a tosse dos canis é por meio da vacinação. A vacina prepara o sistema imunológico para combater a bactéria, reduzindo significativamente a gravidade dos sintomas e a duração da doença. Embora a vacina não elimine completamente o risco de infecção, ela diminui a probabilidade de transmissão para outros cães, contribuindo para a imunidade de grupo. Além de proteger individualmente cada cão, a vacina se torna importante na proteção dos pets que frequentam locais com grande concentração de animais”, destaca Patricia.
A especialista da Vetoquinol alerta que, “caso a prevenção não seja possível e o animal apresente sinais da infecção, é imprescindível procurar imediatamente pelo suporte de um médico veterinário, pois ele é o profissional mais capacitado para avaliar o quadro clínico do pet e prescrever o tratamento mais adequado para resolver o problema de forma segura e eficaz”.
Desenvolvido pela Vetoquinol Saúde Animal, Marbocyl® P é um antibiótico moderno e seguro à base de marbofloxacina e oferece eficácia para o tratamento de diversas doenças causadas por bactérias, incluindo a Bordetella bronchiseptica. Disponível em três apresentações para pets de todos os portes, seus comprimidos são sulcados, altamente palatáveis e de fácil administração. Marbocyl P® é a única marbofloxacina do mercado veterinário indicada com segurança para cães e gatos e oferece a possibilidade de uso contínuo por até 40 dias.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal – A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2023, o faturamento global foi de € 529 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019. No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.