Resistência antimicrobiana em pets também é alerta para veterinários

Compartilhe:

vetoquinol-cao-e-gato-andrew-unsplash

A resistência de bactérias aos antimicrobianos é uma preocupação crescente, impactando não apenas a saúde dos pets como a de humanos. Isso ocorre devido ao uso indiscriminado e inadequado de antibióticos, que contribui com o desenvolvimento de bactérias super-resistentes, tornando os tratamentos menos eficazes e aumentando os riscos de complicações. “O uso de antibióticos deve ser feito de forma criteriosa, desde a prescrição pelo médico veterinário até a adesão ao tratamento pelos tutores. Todos são responsáveis por garantir a eficiência do medicamento”, alerta a médica veterinária Patricia Guimarães, promotora técnica da unidade de Animais de Companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

Patricia explica que o uso racional de antibióticos é fundamental para evitar a pressão seletiva que favorece o surgimento de bactérias resistentes. “A escolha assertiva do medicamento deve considerar exames complementares como os de cultura e antibiograma e necessita estar de acordo com a sensibilidade da bactéria identificada através da coleta de tecidos ou órgãos afetados pela infecção, garantindo uma melhor abordagem terapêutica. Além disso, o tutor tem de ser orientado de maneira clara sobre como administrar corretamente o medicamento e a importância de seguir o tratamento à risca, tanto na dosagem correta quanto no tempo de tratamento”.

Para auxiliar o tratamento de infecções bacterianas em cães e gatos, especialmente aquelas causadas por microrganismos resistentes, a Vetoquinol Saúde Animal apresenta Clavaseptin® P, antibiótico que combina a eficácia e sinergia entre a amoxicilina e o ácido clavulânico. O medicamento combate as principais bactérias responsáveis por doenças significativas em pets, incluindo Pasteurella multocidaStaphilococcus intermedius e Escherichia coli, que apresentam graus de resistência variando de moderado a alto.

“A presença do ácido clavulânico protege a degradação da amoxicilina por enzimas beta-lactamases produzidas por bactérias resistentes, ampliando sua ação antimicrobiana e potencializando seu efeito. Essa ação sinérgica torna Clavaseptin® P mais eficaz contra bactérias resistentes, proporcionando um tratamento mais efetivo e seguro.

Com alta palatabilidade, 3 apresentações que tratam pets de todos os portes e agora com suas novas embalagens contendo 100 comprimidos, Clavaseptin® P atende às altas demandas prescritivas em consultórios e oferece economia de preço ao tutor”, informa Patricia Guimarães.

O produto é uma opção confiável para o tratamento de diversos tipos de doenças bacterianas em cães e gatos, sendo também uma excelente alternativa para a prevenção de infecções em pós-operatórios. “Clavaseptin® P atende as necessidades do médico-veterinário, dos tutores e dos pets e faz parte da linha de soluções dermatológicas da Vetoquinol, entregando qualidade, inovação e tecnologia para o mercado, sem deixar de lado o compromisso com a sociedade”, completa a médica veterinária.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.