Com itens estampados com personagens da Mauricio de Sousa Produções, a projeção de crescimento se apoia na relevância da Turma da Mônica no Brasil
Em 2022, a receita do varejo sobre produtos licenciados foi de R$ 22,1 bilhões, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL, São Paulo/SP). Dentro da ampla variedade de categorias desse mercado – que incluem desde brinquedos e roupas até alimentos e produtos de cuidados pessoais – os itens licenciados para o mercado pet no Brasil ainda são pouco explorados. Os quatro primeiros segmentos do ranking nacional que mais utilizam parcerias, em ordem de grandeza, apontados pela associação são: confecção, papelaria, brinquedos e cuidados pessoais.
Tendo em vista este cenário, o Diretor Geral da PetFriends, Roberto Vituzzo, conta que a PetFriends (Santos/SP) buscou pelo licenciamento da Mauricio de Sousa Produções (MSP). Segundo ele, o mercado tem se mostrado bastante positivo ao longo dos anos. Como fruto dessa parceria, a empresa comercializa produtos dos segmentos de pet food e pet care para cães e gatos em todo o Brasil, com as estampas dos personagens icônicos dos quadrinhos nas embalagens.
Apoiados pela força das criações do desenhista Mauricio de Sousa, que hoje correspondem a mais de 200 licenciamentos e mais de 4 mil produtos conhecidos por mais de 93% dos brasileiros, a parceria em um primeiro momento, busca se tornar líder no segmento pet na categoria pet food. Esse setor representou 80% dos R$ 41,96 bilhões faturados em 2022 pela indústria pet brasileira, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet, São Paulo/SP). De acordo com o mapeamento, o mercado produziu 3,9 milhões de toneladas de alimento nesse período, 7,5% em comparação ao ano anterior.
No mercado desde setembro de 2021, o portfólio Turma da Mônica Pets conta atualmente com 43 produtos para cães e 8 para gatos, todos desenvolvidos por nutricionistas especializados que atendem a todas as exigências nutricionais diárias dos pets.
A partir deste ano, para acelerar o projeto de expansão e liderança de mercado para produtos licenciados, a PetFriends precisou se adaptar aos objetivos e se reestruturou. O primeiro passo foi colocado em prática no início do primeiro semestre, com a chegada do executivo Roberto Vituzzo, profissional com larga experiência no mercado pet, tendo atuado e liderado multinacionais do setor, para o posto de Diretor Geral da empresa. “Após esse anúncio, uma série de ações foram implantadas para alcançar o nosso objetivo. Em menos de seis meses, fizemos o lançamento de três novos sabores e apresentamos a linha de alimentação seca para cães no maior evento pet do Brasil. Além disso, ampliamos nossas operações com o lançamento da linha pet care, com produtos que marcaram a nossa entrada no segmento de saúde e bem-estar animal”, ressalta o Diretor Geral da PetFriends.
De acordo com Roberto Vituzzo, o projeto de expansão da empresa leva em consideração que 83% dos brasileiros já compraram produtos licenciados estampados com personagens da Turminha. “O selo Turma da Mônica, marca consolidada há mais de 60 anos no mercado, traz ainda mais confiança, credibilidade e segurança para os tutores e seus parceiros de quatro patas. Tendo em vista esse cenário bastante positivo, uma série de investimentos direcionada à estrutura, equipe e lançamentos permitirão alcançar o objetivo proposto o mais breve possível”, finaliza.