Rodadas promovidas pelo Instituto Pet Brasil em parceria com a ApexBrasil ampliam negócios das empresas pets nacionais com compradores e parceiros internacionais.
Pelo menos R$ 2,1 milhões de negócios para o setor pet no país. É o que estimam empresários brasileiros e argentinos que participaram de duas rodadas de negócios promovidas em maio pelo Projeto Setorial Pet Brasil, parceria entre o Instituto Pet Brasil e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Os valores podem chegar a R$ 3,2 milhões a longo prazo, segundo a expectativa dos participantes. O Pet Care, que é o segmento de mercado que envolve produtos e acessórios para animais de estimação, foi o que mais se destacou nas negociações. O Pet Food (alimentos para os pets) também teve visibilidade.
“Tivemos um retorno muito positivo das empresas brasileiras e argentinas em relação a esses dois encontros”, afirma Nelo Marraccini, presidente do Conselho Consultivo do Instituto Pet Brasil. “Ações como essas são essenciais para as empresas nacionais expandirem negócios para além de nossas fronteiras e ajudarem o mercado pet e a economia do país.” As empresas brasileiras participantes foram: Adimax, Amicus, MatsudaPet, Durapets, Furacão Pet, Mundo Koi, Pet Med, Pet Society, Toy For Bird e Vetnil. Já as argentinas foram RAST SRL, Discovery pet SRL, Macotas Mimadas S.A., PUPPIS, UNION PET, Supermercados Toledo S.A, Bichos del Sur SRL, Señor Gonzales, Eurotec Nutrition Argentina e Neozoo.
O que é o projeto
O Projeto Setorial Pet Brasil oferece orientação a empresas com interesse em exportar seus produtos e serviços, bem como em promover o setor pet brasileiro, por meio de missões comerciais, rodadas de negócios, delegações brasileiras em feiras internacionais, entre outras ferramentas. Países como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, China e Emirados Árabes estão entre os focos das rodadas de negócios no calendário do projeto em 2022.
O calendário de feiras começou em março, na Global Pet Expo, em Orlando (EUA), com a intermediação de empresas brasileiras para o evento. O IPB também marcou presença e deu apoio aos negócios nacionais no Interzoo (realizado em maio, na Alemanha). Também faz parte do calendário o International Pet Meeting (novembro, no Brasil). Empresas brasileiras podem manifestar interesse em participar das ações internacionais promovidas pelo IPB preenchendo formulário. Além da participação em eventos exclusivos, participantes do Projeto Setorial Pet Brasil têm benefícios como o chão de feira, coordenação da montagem do estande e coordenação do evento.
Sobre o Instituto Pet Brasil
O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia pet. Nosso objetivo é construir um setor profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos. O IPB disponibiliza informações relevantes para o setor, bem como promove a capacitação das empresas brasileiras, gerando mais competitividade e, com isso, serviços cada vez melhores para os nossos melhores amigos.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.