A Boehringer Ingelheim anunciou hoje, durante entrevista coletiva online com jornalistas de todo o país, o lançamento de seu primeiro produto da consagrada linha NexGard® destinada a tratar preventivamente ou clinicamente os felinos. O NexGard® COMBO é um endectocida de uso tópico e ação sistêmica exclusivos para gatos, que previne pulgas, sarna de ouvido e vermes chatos e redondos. Essa estreia da empresa no universo felino veio depois de uma demanda identificada junto aos tutores de gatos, que já conheciam e confiavam nos produtos NexGard na versão para cães. O produto é fabricado na França e utilizado em 12 países.
Um grande diferencial do novo produto, além de ser a primeira incursão da Boehringer Ingelheim no mercado de produtos para felinos, é a combinação de três componentes distintos (esafoxolaner, eprinomectina e praziquantel). Essa composição dá ao NexGard® COMBO um alcance importante na prevenção dos principais parasitas que infectam esses animais, em grande parte por seu hábito de caçar.
“O comportamento natural do felino o torna mais propenso ao multiparasitismo quando comparado ao cachorro, por exemplo, e isso se agrava com gatos que possuem o perfil de sair de suas residências para passear. Nestes casos, faz-se ainda mais necessário o uso de medicamentos de forma mensal”, explica a doutora Karin Botteon, médica-veterinária e gerente técnica da área de Pets da Boehringer Ingelheim.
Outra característica importante do produto é a forma de aplicação. O NexGard® COMBO tem uso tópico, com um aplicador em formato de seringa, com uma ponta arredondada. O produto é colocado na nuca do animal. Esse modo elimina o estresse do gato e do tutor durante a aplicação, como ocorre quando o medicamento é um comprimido. Quem tem ou teve gato sabem bem o quanto eles são muito mais difíceis de medicar com comprimidos do que os cães. A marca possui o selo “Easy to Give ISFM Approved” da International Cat Care, uma organização global que analisa a qualidade dos produtos para gatos com base em critérios como usabilidade, eficácia e a apresentação.
A criação do produto faz parte da estratégia da companhia de expandir o alcance da linha NexGard®, já estabelecida entre o público canino. “A família Nexgard® carrega consigo um nome de alta confiabilidade e excelência. Com os gatos não será diferente, estamos lançando uma das soluções mais completas do mercado, sem perder a praticidade característica da linha”, comenta José Carlos Júnior, diretor da área de Pets da companhia.
Para marcar a chegada do NexGard® COMBO no país, a Boehringer Ingelheim realizou uma pesquisa com a empresa Ipsos sobre o perfil dos tutores brasileiros, analisando questões de confiabilidade em produtos e o gasto médio com itens para saúde animal. Os dados foram coletados em julho deste ano e 404 cuidadores (217 de cães e 187 de gatos) responderam à pesquisa.
Entre as principais descobertas, foi revelado que 63% dos entrevistados têm um gasto médio entre R$ 300 e R$ 600 por ano na categoria de antipulgas e carrapatos. Além disso, 42% estão dispostos a pagar mais por um produto que gere pouco ou nenhum efeito colateral no gato e 35% preferem investir um valor maior em um produto que seja de uma marca de confiança.
Ainda de acordo com a pesquisa, 70% dos entrevistados afirmaram que o veterinário é o maior influenciador na decisão de compra de um endectocida para gatos. “A pesquisa deu visibilidade à solidez da marca NexGard® que, até agosto de 2024, era focada somente na saúde e proteção dos cães, dentro do mercado brasileiro. Nos últimos anos, a população de gatos teve um crescimento anual quase duas vezes maior que a de cachorros, representando um mercado em potencial que precisa ser explorado, de tutores que já confiam em nossa família NexGard®”, finaliza José Carlos.