Evento gratuito online acontece em 27 de junho, às 19h30, pelo YouTube, e terá presença de médicos veterinários especialistas, além de apresentação da jornalista Raissa Lomonte, apresentadora da TV Câmara
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promovem, às 19h30 desta quinta-feira (27), uma live sobre o transporte aéreo de animais de companhia. O evento gratuito, com transmissão online no canal do ANFFA no YouTube, visa dar mais informação ao público sobre o tema e explicar o processo que envolve as viagens aéreas com pets. O debate será mediado por Raissa Lamonte, jornalista da TV Câmara.
Entre os especialistas convidados estão Michaelle Stivanello, médica veterinária e auditora agropecuária do Aeroporto do Galeão (RJ), e Flávio Pereira Veloso, médico veterinário assistente técnico do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Os profissionais irão explicar do ponto de vista veterinário e de fiscalização e auditoria as regras, documentação e cuidados necessários ao transporte de animais por via aérea.
“Existe o trânsito doméstico e o internacional. O nacional é feito pelas companhias aéreas, que fazem as próprias exigências, como carteira de vacinação, caixa de transporte e se pode ir na cabine. Já a fiscalização internacional é feita por nós, do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O processo depende das exigências de cada país. Se está vindo para o Brasil, por exemplo, existem os requisitos sanitários que precisam ser cumpridos, como o Certificado Veterinário Internacional (CVI)”, explica Stivanello.
Se está indo para outro país, a principal orientação aos tutores é sempre procurar informações oficiais no portal gov.br, com detalhes específicos sobre cada destino, para não correr risco de ficar desatualizado sobre novas orientações. Além disso, o conselho da profissional é se atentar aos prazos de coleta, verificar as exigências das companhias e se conscientizar sobre a importância do cumprimento das medidas, para saúde e bem-estar dos animais e das pessoas.
O transporte aéreo de animais de companhia voltou a ser um tema em pauta no Brasil após o caso do cão Joca, da raça golden retriever, que morreu em abril deste ano após ter sido enviado por engano para outro estado. “Em decorrência desse óbito, várias propostas de legislação começaram a surgir e estão sendo discutidas no Congresso Nacional, também junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). É um tema que afeta toda a sociedade, então é importante que as pessoas participem dessa discussão e entendam sobre esse processo. Animais não podem ser tratados como carga. Essa live é fundamental para que a sociedade esteja inserida nesta discussão, mostrar o que está sendo tratado, principalmente para evitar que um novo episódio aconteça”, complementa Veloso.
Serviço Live “Transporte aéreo de animais de companhia”
Data: 27 de junho (quinta-feira)
Horário: 19h30
Transmissão: Canal do Anffa no Youtube (youtube.com/@anffasindical)
Especialistas: Michaelle Stivanello, médica veterinária e auditora agropecuária do Aeroporto do Galeão (RJ), e Flávio Veloso, médico veterinário e consultor do CFMV