Facta 2019: Frango necessita de qualidade e segurança ao consumidor

Representantes do setor de avicultura do Brasil e do mundo estão reunidos em Campinas (SP) na 36ª edição da Conferência FACTA. O evento, que segue até o dia 16, tem como tema central “Frango: A responsabilidade de alimentar o mundo”. E conta com a parceria do Grupo Publique e da Revista AgroRevenda.

O grande objetivo dos participantes é debater como o segmento vai vencer o desafio de dobrar a quantidade de alimentos produzidos no planeta nos próximos 50 anos. “O evento também é uma oportunidade para os players do mercado avícola nacional e internacional se atualizarem e entenderem como se preparar para ainda oferecer qualidade e segurança ao consumidor”, afirmou a presidente da FACTA, Irenilza de Alencas Nääs.

Neste primeiro dia, foi realizado o “Simpósio Automação”, com palestras sobre Softwares e Sistemas de Controle a distância aplicáveis à avicultura. Gerenciamento de Dados para otimização de Resultados da Cadeia Produtiva’, com Ana Paula de Assis (Cargill/Brasil); ‘O que há de novo em automação de equipamentos e sistemas em Granjas de Corte – Oportunidades e tendências locais e globais’, com Ricardo Guerra (Cargill/Brasil); ‘O que há de novo em automação de equipamentos e sistemas em Granjas de Matrizes – Oportunidades e tendências locais e globais’, com Cláudio Machado (Vencomatic/Brasil), e ‘O que há de novo em automação de equipamentos e sistemas em Incubatórios – Oportunidades e tendências locais e globais’, com Rudi Gabiatti (Zoetis/Brasil).

Na parte da tarde, foram apresentados os candidatos ao Prêmio Lamas 2019, nas áreas de Nutrição, Sanidade, Produção/Incubação e Outras áreas.

O tema deste ano foi escolhido tendo em vista que a carne de frango tem se mostrado um produto de excelente qualidade e sua produção representa pouco impacto ambiental, quando comparado à produção de outras proteínas animais. O encontro também pretende mostrar que o Brasil aparece como um grande potencial de liderança pelo seu amplo território e alta produção de grãos.

“Somos um país com ótimas condições para investir no aumento da produção avícola e ampliar a participação no mercado externo de carne de frango. Pretendemos incentivar o setor a olhar com mais atenção para essa possibilidade e investir em equipamentos e qualificação profissional que ofereça excelência para o mercado mundial”, destacou Nääs.

A Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, incorporando e ampliando atividades técnicas e científicas originalmente desenvolvidas por sua idealizadora e criadora, a APINCO – Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte.

Tendo como foco principal o fomento e a difusão de novos conhecimentos e tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento sustentável da avicultura, a FACTA atende seus objetivos realizando eventos de atualização técnica, aperfeiçoando mão de obra operacional e técnica por meio de cursos específicos, divulgando conhecimentos avícolas através de publicações especializadas e estimulando a evolução técnica, científica e tecnológica da atividade pela dotação de prêmios de estímulo. Para mais informações acesse: www.facta.org.br.