DSM e Novozymes lançam Balancius™

O lançamento na Costa Rica é parte do plano global de expansão de DSM para Balancius™ e foi realizado neste dia 5 de dezembro, em San Jose, no hotel Marriott Costa Rica.

Uma inovação na nutrição de frangos de corte, o Balancius™ é a primeira e única muramidase microbiana que funciona no intestino para melhorar a eficiência alimentar e aumentar o rendimento sustentável dos produtos. Seu modo único de ação quebra peptidoglicanos (PGNs) em detritos celulares bacterianos, desbloqueando, assim, o potencial oculto na funcionalidade gastrointestinal.

Dados científicos demonstram que a inclusão do Balancius™ na dieta de frangos de corte melhora consistentemente a taxa de conversão alimentar em 4-6 pontos (3%), demonstrando uma melhora significativa na digestibilidade e eficiência alimentar. O lançamento do Balancius™ é a mais recente inovação da Aliança da DSM com a Novozymes, refletindo a força de suas capacidades científicas e liderança contínua em nutrição e saúde animal.

A otimização da funcionalidade gastrointestinal por meio do equilíbrio da composição alimentar e da microbiota é crucial para uma utilização eficiente da ração na avicultura[i]. Juntamente com a parceira Novozymes na Aliança, a DSM criou o Balancius™, uma muramidase de ocorrência natural que remove detritos bacterianos compostos de fragmentos da parede celular de bactérias mortas que são liberadas no lúmen intestinal, onde podem interferir na superfície intestinal. [ii],[iii]

O Balancius™ limpa efetivamente esses detritos por meio da quebra seletiva de polímeros chamados peptidoglicanos, que são elementos estruturais dentro das paredes celulares bacterianas.3 A otimização da funcionalidade gastrointestinal por meio da ação do Balancius™ tem o potencial de melhorar significativamente a eficiência da indústria de rações, por meio de maior digestibilidade, utilização de alimentos e ganho de peso. 4,5

“A América Latina possui uma demanda crescente por alimentos a preço acessível, mas sem abrir mão da sustentabilidade e do bem-estar animal. A parceria da DSM com a Novozymes vem para auxiliar nesse processo e reúne ciência, inovação e expertise em produção industrial. ”, afirma Sergio Madrigal, country manager para a DSM América Central.

Dino Garcez, gerente regional de marketing para a América Latina, destaca o viés sustentável da utilização de Balancius™: “Na medida em que a gente melhora a conversão alimentar, naturalmente, recursos naturais são poupados. Menos grãos, menos área, menos água. Fizemos uma estimativa em termos de economia de ração e, a cada 1 milhão de frangos alimentados, pode-se economizar até 125 toneladas”.

O anúncio de hoje para a Costa Rica – após lançamento no Brasil, Chile, Argentina, Peru e México – é apoiado por dados de 40 estudos internacionais que mostraram que a adição de Balancius™ à ração de aves melhorou significativamente a taxa de conversão alimentar e o ganho de peso. Atualmente, os testes em andamento abordam o potencial da extensão do Balancius™ para outras espécies.

“Esses resultados demonstram que otimizar a funcionalidade gastrointestinal por meio da ação exclusiva de Balancius™ melhora significativamente a eficiência alimentar e estimula o ganho de peso de frangos de corte. Esses resultados têm o potencial de melhorar drasticamente a capacidade de produção sustentável de aves e se traduzem em economias significativas para os produtores”, explica Sebastian Marten, vice-presidente de Enzimas e Eubióticos da DSM.

“Juntas, a DSM e a Novozymes desenvolveram uma solução que contribui para o crescimento e o bem-estar dos animais, removendo os detritos celulares bacterianos do intestino da galinha. Nenhuma outra tecnologia funciona assim”, afirma Susanne Palsten Buchardt, vice-presidente da Novozymes para Nutrição e Saúde Animal Comercial. “É uma inovação revolucionária baseada em nossa Aliança de 20 anos com a DSM”.

Até o momento, o Balancius™ foi registrado na América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México), nos EUA e na APAC (Bangladesh, Paquistão e Índia). A região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) seguirá em breve (meados de 2019), após um parecer positivo publicado pela EFSA EU (Autoridade de Segurança Alimentar da Europa) em junho deste ano.

 Sobre os estudos – Os dados coletados de mais de 40 estudos realizados em todo o mundo confirmam que a suplementação com Balancius™ apoia a função digestiva, promovendo a absorção nutricional, aumentando a eficiência alimentar e contribuindo, assim, para o crescimento sustentado. [iv],[v]

Sobre a Novozymes – A Novozymes é líder mundial em soluções biológicas. Juntamente com clientes, parceiros e a comunidade global, melhoramos o desempenho industrial, preservando os recursos do planeta e ajudando a criar vidas melhores. Como a maior fornecedora mundial de tecnologias enzimáticas e microbianas, a nossa bioinovação permite maiores rendimentos agrícolas, lavagem a baixa temperatura, produção eficiente em termos energéticos, combustível renovável e muitos outros benefícios doas quais dependemos hoje e no futuro. Nós chamamos isso de Rethink Tomorrow (Repense o Amanhã). www.novozymes.com.

DSM – Bright Science. Brighter Living.™      – A Royal DSM é uma empresa global baseada na ciência e voltada para o propósito em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. A DSM está promovendo a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todos os públicos de interesse. A DSM oferece soluções de negócios inovadoras para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações ecológicas, e nova mobilidade e conectividade. A DSM e suas empresas associadas registram vendas líquidas anuais de cerca de €10 bilhões, e contam com aproximadamente 23.000 colaboradores. A empresa está listada na Euronext Amsterdam. Mais informações podem ser encontradas em www.dsm.com.