Com oito unidades habilitadas, Brasil amplia acesso a um mercado estratégico no Sudeste Asiático e fortalece sua estratégia de diversificação de destinos
O mercado vietnamita de carne bovina ganhou novo impulso com a habilitação de mais quatro frigoríficos brasileiros, ampliando de forma significativa a presença do Brasil no país asiático. Com a decisão, anunciada após a conclusão da avaliação técnica das autoridades sanitárias do Vietnã, o número de plantas autorizadas salta de quatro para oito, dobrando a capacidade de fornecimento ao mercado vietnamita.
As novas unidades estão localizadas em Rondônia (duas plantas), Mato Grosso do Sul (uma) e Tocantins (uma). Elas se somam aos frigoríficos já habilitados nos estados de Goiás (três) e Mato Grosso (um), consolidando uma base diversificada de fornecimento. Os estabelecimentos estão autorizados a exportar tanto carne bovina com osso quanto desossada.
O processo de habilitação foi conduzido a partir de dossiês técnicos elaborados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que comprovaram o atendimento às exigências sanitárias e de segurança dos alimentos estabelecidas pelo Vietnã. A aprovação atesta a robustez do sistema brasileiro de inspeção e controle sanitário, considerado um dos mais completos do mundo.
A abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira ocorreu em 2025, após décadas de tratativas diplomáticas e técnicas, e ganhou força durante missão oficial do presidente da República a Hanói. Desde então, o país tem se consolidado como um destino estratégico, especialmente por integrar um grupo de economias asiáticas com rápido crescimento do consumo de proteína animal.
A ampliação do número de plantas habilitadas fortalece a competitividade da carne brasileira no Sudeste Asiático e cria novas oportunidades para a indústria frigorífica nacional. Para o MAPA, o avanço é resultado de um trabalho contínuo de articulação técnica e negocial entre os dois países, que permitiu consolidar a confiança nos protocolos sanitários brasileiros.


