A Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq divulga balanço com os resultados de seus associados que participaram da edição 2026 do Show Rural Coopavel e que responderam à pesquisa da entidade.
De acordo com o levantamento, as intenções de compras caíram em relação à edição do ano passado em 15%. Segundo Pedro Estevão Bastos (FOTO INTERNA), presidente da Câmara de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o resultado era esperado
pelos fabricantes, os fundamentos econômicos do mercado que regem a demanda de máquinas agrícolas vem piorando desde o último quadrimestre de 2025.
Preço dos grãos, principalmente soja e milho estão em patamares menores que resultam em rentabilidades menores, valorização do real, que impacta negativamente os preços, juros para investimentos pouco atrativos, entre outros, explicam esta queda de demanda no último quadrimestre de 2025 e que continua neste início de 2026. O resultado das vendas não tem interferência das características da feira que mais uma vez foi um grande sucesso de público, organização e local de encontro para realização de negócios.




