Tutela cautelar: Belagrícola suspende por 60 dias pagamentos a fornecedores

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Sede da Belagrícola, em Londrina: reorganização financeira

A rede de distribuição de insumos agrícolas Belagrícola, com sede em Londrina, no Norte do Paraná, obteve na Justiça uma medida cautelar para suspender por 60 dias os pagamentos aos fornecedores e fixação de grãos. A empresa tem 52 lojas e unidade de recebimento de grãos e enfrenta problemas de caixa por conta do crescimento da inadimplência e dos pedidos de recuperação judicial entre seus clientes.

“Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro tem enfrentado grandes desafios econômicos e climáticos, como quebras de safra, juros altos, restrições de crédito e inadimplência elevada – a maior da história do setor”, diz a empresa em nota oficial.

A  tutela cautelar pedida pela distribuidora está em vigor desde o dia 10 deste mês e atinge as outras duas empresas do grupo, a Bela Sementes e DKBR Agro. A Belagrícola é controlada pelo grupo chinês Pengdu. Segundo apurou o portal AgFeed, a inadimplência dos clientes registrada nos últimos dois anos pela empresa chegou a R$ 1 bilhão.

Confira a íntegra da nota oficial distribuída pela Belagrícola:

NOTA OFICIAL DA EMPRESA

“Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro tem enfrentado grandes desafios econômicos e climáticos, como quebras de safra, juros altos, restrições de crédito e inadimplência elevada – a maior da história do setor. Como outras empresas, a Belagrícola tem sido impactada por esses desafios.”

“Como parte do processo de reorganização financeira, obteve no dia 10 de outubro aprovação da Justiça para um pedido de proteção temporária contra cobranças de credores, por um prazo de até 60 dias. Essa medida jurídica se chama Tutela Cautelar e já foi utilizada de forma bem-sucedida por várias empresas para reorganizar suas finanças enquanto seguem operando.”

“Neste período de até 60 dias, as filiais seguem operando normalmente com distribuição de produtos e novas vendas, apenas a fixação de grãos ficará suspensa.”

“Ressaltamos que esta, e qualquer outra medida que venhamos a tomar, será sempre pautada pelos melhores interesses de seus clientes, colaboradores e fornecedores, minimizando ao máximo os impactos desse necessário processo de reorganização. Seu foco é o compromisso que a move nestes 40 anos: preservar a confiança e o atendimento de seus clientes, a força e o comprometimento da sua equipe e a perenidade e solidez da marca.”