O Programa Fala Carlão, uma das plataformas de conteúdo e negócios do Grupo Publique, marca presença em Brasília (DF), no ‘Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas’, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério das
Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A proposta do evento, que começou nesta quarta-feira (dia 26) e termina no dia 28, é estreitar relações entre instituições governamentais, adidos agrícolas, equipes técnicas e setores produtivos de alimentos e bebidas para contribuir com o aumento das exportações brasileiras e o acesso aos mercados internacionais de forma mais eficiente.
O evento reúne 54 adidos agrícolas, sendo 40 em missão e 14 nomeados recentemente, além das equipes dos Escritórios da ApexBrasil em Bogotá, Miami, Bruxelas, Moscou, Dubai, Lisboa e Pequim. Para quatro dias de debates, painéis regionais, alinhamento estratégico e diálogo com setores produtivos. A abertura oficial foi realizada no Windsor Plaza Brasília Hotel, e contou com a presença de autoridades da ApexBrasil, Mapa, MRE, MDIC, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Embrapa, Sebrae e Conab. A sessão de abertura incluiu ainda o pronunciamento do embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, além do painel ‘Aberturas de Novos Mercados: Uma parceria entre o setor público e o setor privado’, conduzido por Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa; Laudemir Müller, gerente de Agronegócios da ApexBrasil; e embaixador Alex Giacomelli, diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do MRE (DPRA). A programação também conta com reuniões individuais entre entidades do setor privado, adidos agrícolas e representantes dos escritórios ApexBrasil a respeito de temas como abertura e melhorias de acesso a mercados, parcerias estratégicas e promoção comercial.
Parceria pela promoção do agronegócio no exterior
A ApexBrasil, o Mapa e o MRE mantêm uma parceria estratégica voltada à promoção internacional do agronegócio brasileiro,
articulando ações de promoção comercial, inteligência de mercado e atração de investimentos. Entre 2023 e 2025, as instituições, em colaboração com o MDIC, realizaram 10 Encontros de SECOMs, SECTECs e Adidos Agrícolas em diferentes regiões do mundo: África (Joanesburgo), América Central e Caribe (Cidade do Panamá), América do Sul
(Bogotá), Estados Unidos e Canadá (Washington), Sudeste Asiático e Oceania (Bangkok e Tóquio), Europa (Lisboa, Varsóvia e Bruxelas) e Oriente Médio (Dubai). As edições reuniram 212 representantes brasileiros no exterior, entre 131 SECOMs, 54 SECTECs e 27 Adidos Agrícolas, além de 38 empresas e entidades do agronegócio, com destaque para os segmentos de proteína animal, café, agroindústria, agricultura e couro.
Essa atuação conjunta também envolve a promoção de seminários, workshops, rodadas de negócios e a participação organizada de empresas brasileiras em feiras internacionais. Nos últimos dois anos, esse esforço integrado resultou em mais de 170 ações internacionais realizadas em 42 países, gerando US$ 18 bilhões em negócios projetados e atendendo mais de 3 mil empresas brasileiras.




