Uma empresa do GRUPO PUBLIQUE

Operação apreende 17 toneladas de agrotóxicos e fertilizantes irregulares em MG

Compartilhe:

Fiscalização comprovou produtos ilegais em galpão na região de Boa Esperança, em MG

Fiscalização conjunta identificou manipulação clandestina, rotulagem irregular e armazenamento precário de insumos com potencial risco ambiental e sanitário

 

Uma operação coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) resultou na apreensão de mais de 17 toneladas de agrotóxicos e fertilizantes irregulares em Minas Gerais. A ação, realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro, teve como alvo um esquema ilícito de importação, manipulação e comercialização de insumos agrícolas em estabelecimento clandestino.

Batizada de Operação Defense (Ronda Agro CXXVII), a iniciativa envolveu o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteiras), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Polícia Civil de Boa Esperança/MG e órgãos de inteligência de Goiás e do Ministério da Justiça.

Produtos apreendidos pelos fiscais e policiais é avaliado em mais de R$ 3 milhões

No galpão fiscalizado, os produtos eram armazenados de forma precária e fracionados sem atender aos requisitos legais. Foram identificados itens sem qualquer identificação, além de embalagens com rotulagem em língua estrangeira divergente da tradução impressa, indício de tentativa de burlar exigências de importação.

De acordo com o MAPA, os insumos eram comercializados sem receituário agronômico e sem bula, o que representa risco direto ao produtor e ao meio ambiente. As análises preliminares realizadas com espectrômetro portátil indicaram similaridade com princípios ativos como benzoato de emamectina, fipronil, diuron, piraclostrobina e tiametoxan, entre outros. O material apreendido tem valor estimado em pelo menos R$ 3 milhões.

Segundo o órgão, “a introdução irregular, a fabricação e a comercialização ilícita de agrotóxicos no Brasil, além de infração administrativa, também podem configurar crime contra a saúde pública, ambiental e de contrabando”. Os responsáveis foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais. A operação integra uma série de ações voltadas a resguardar a sanidade agropecuária, proteger a saúde da população e coibir concorrência desleal no mercado de insumos.

Encontre na AgroRevenda