Na última semana, a Netafim realizou sua convenção anual em Ribeirão Preto (SP), que reuniu cerca de 60 de seus distribuidores parceiros de diversas regiões do Brasil. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias para o mercado de irrigação por gotejamento, além de discutir tendências e desafios do setor para 2025. Durante o evento, Ricardo Almeida, CEO da Netafim Brasil e Mercosul, destacou a importância do encontro para traçar um planejamento estratégico junto aos parceiros, para melhor atender o produtor brasileiro. “A gente reuniu distribuidores de várias culturas para discutir expectativas, estratégias e planos para os próximos anos. O Brasil vive um ciclo de crescimento em algumas culturas como café, laranja, cacau e horticultura, e queremos aproveitar essas oportunidades junto com os parceiros”, afirmou Almeida.
Ele também enfatizou a meta de crescimento da Netafim no setor de hortifruticultura: “Esse mercado é um dos nossos focos para 2025, mas exige uma abordagem regionalizada. Nossa estratégia é crescer 10 pontos percentuais de participação em dois anos, e para isso precisamos do engajamento dos distribuidores.” A Netafim vai investir cerca de R$ 30 milhões em linhas de produção, armazenagem e logística para atender à crescente demanda do setor. “Nosso objetivo é garantir agilidade e eficiência na entrega dos produtos. Acreditamos em um crescimento de 20% em 2025 sobre 2024, que já foi o melhor ano da história da Netafim no Brasil”, revelou.
No cenário financeiro, a Netafim tem ampliado suas opções de crédito para impulsionar a adoção da irrigação. “Estatísticas da última década apontam que a participação do governo nos financiamentos tem diminuído, mas há muitas alternativas privadas. Estamos trazendo novas ferramentas de financiamento dentro de uma janela de retorno atrativa para o produtor”, destacou Almeida. A empresa também oferece aos produtores a opção do Barter, uma modalidade de troca de insumos por produção. Especialmente no caso do café, que passa por um momento de preços altos, o Barter se torna uma ferramenta estratégica, garantindo a modernização da sua lavoura e otimizando a produção. A empresa segue investindo no segmento de grãos, promovendo a harmonização entre sistemas de irrigação por pivô e gotejamento. “Estamos desenvolvendo projetos mais dinâmicos e com retorno mais rápido para os produtores”, explicou o CEO.
Palestras e discussões estratégicas
O evento contou com palestras de especialistas como Luciano Thomé e Castro, diretor da consultoria Markestrat, e Carlos Cogo, analista da COGO Inteligência em Agronegócio. Os participantes debateram temas como gestão na distribuição, desafios do setor e tendências de mercado.
Um dos destaques foi um painel mediado por Ricardo Almeida, que trouxe a visão de distribuidores sobre inovação e expansão. Elidio Torezani, da Hidra, ressaltou a importância da digitalização: “Todos os nossos projetos contam com hidrômetros, tensiômetros e soluções agronômicas avançadas e hoje somos especializados na implantação do Digital Farming da Netafim o GrowSphere.”
Rodrigo Borges, da Águia Representações Comerciais, reforçou a necessidade de demonstrar o verdadeiro valor da irrigação. “Não podemos vender irrigação como um produto de prateleira. Precisamos entender a dor do cliente e oferecer soluções personalizadas. A harmonização de sistemas entre pivô e gotejamento é um exemplo de inovação que agrega muito valor, principalmente para o mercado de grãos.” José Augusto, da Maqcampo, abordou a importância da qualidade no atendimento ao cliente. “O financeiro pesa, mas a qualidade sempre será o fator decisivo. Criamos uma cultura de proximidade com o cliente e investimos em formação interna para garantir um atendimento de excelência e o retorno foi indiscutível.”
Já Alaian Granja, da Central de Adubos, compartilhou sua experiência na expansão da empresa. “Abrimos nossa primeira loja em 2010 e já começamos a crescer logo no ano seguinte. Nosso modelo de negócios se diferencia pelo atendimento e pela oferta estratégica de produtos e entre eles está a irrigação por gotejamento. Além disso, estamos investindo na captação de talentos nas universidades para fortalecer nosso time.”
O encontro reforçou o compromisso da Netafim em desenvolver o mercado de irrigação por gotejamento no Brasil, apoiando distribuidores e produtores com tecnologia, conhecimento e suporte financeiro. “Acreditamos no potencial da irrigação para transformar a agricultura brasileira e vamos seguir investindo para que nossos parceiros sejam protagonistas nesse processo”, concluiu Ricardo Almeida.