Nairo Piña assume em abril a presidência da Sumitomo Latam

Compartilhe:

Nairo Piña concede entrevista ao CEO do Grupo Publique, Carlão da Publique, no estande da companhia no Show Rural Coopavel
Nairo Piña concede entrevista ao CEO do Grupo Publique, Carlão da Publique, no estande da companhia no Show Rural Coopavel

A Sumitomo Chemical, multinacional japonesa com mais de 110 anos de atuação global e 50 anos de Brasil, inovando no mercado de defesa vegetal, com soluções em proteção de cultivos e bioracionais, anuncia Nairo Piña (foto acima) como presidente da companhia a partir de 1º de abril desse ano, em movimentação sucessória programada. José de Paulo Fabretti, executivo com extensa trajetória e 43 anos de atuação na indústria de agroquímicos, deixa a posição no fim de março. Foram mais de 20 anos dedicados à Sumitomo Chemical, em posições de liderança e com notáveis contribuições para o desenvolvimento e crescimento de suas operações na América Latina. Sua visão estratégica, dedicação e liderança foram fundamentais para estabelecer a presença da companhia na região. Fabretti continuará colaborando com a empresa em projetos estratégicos, como consultor, por tempo determinado.

O plano de sucessão empresarial da Sumitomo Chemical para a América Latina teve início há mais de três anos. No período de 2023/24 a preparação foi intensificada quando Nairo Piña, o novo presidente, se dividiu entre São Paulo e Tóquio (Japão), onde é o headquarter global da companhia, participando ativa e continuamente do processo preparatório com os executivos japoneses.

Na América Latina, a Sumitomo Chemical atua com duas de suas quatro divisões de negócios globais: soluções para Agropecuária, que conta com portfólio de produtos químicos proprietários, pós-patente e bioracionais (conceito “guarda-chuva” que contempla os produtos biológicos e de origem natural, utilizando tecnologias de fermentação ou microbiologia e que faz parte do pilar estratégico de “Agricultura Sustentável e Regenerativa” da companhia); além de Saúde Ambiental, soluções para o controle de insetos no ambiente doméstico, produtos para o Mercado Profissional (PCO) e para Saúde Pública. E geograficamente está organizada em 4 regiões: Brasil; Região Sul (Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai); Região Oeste (Chile e Peru); e Região Norte (Colômbia, Equador, Venezuela, Caribe e América Central).

Sobre Nairo Piña – Nascido em Tunja, Colômbia, formado em Engenharia Agronômica, com MBA Executivo e Mestrado em Gestão Empresarial e Marketing Estratégico e mais de 27 anos de experiência na indústria Agrícola e Pecuária, está há mais de 18 anos liderando projetos internacionais na América Latina, sediado no México e no Brasil, esse último onde vem acumulando uma vasta experiência de mais de 10 anos.

Nairo Piña ingressou na Sumitomo Chemical em 2011, responsável pela Região de Negócios América Latina Norte. Em 2019, foi convidado a integrar o Conselho de Administração da SC Latin America como Diretor Executivo de Marketing e Desenvolvimento de Negócios e, após 5 anos, em 2024, foi nomeado Vice-Presidente da Divisão de Soluções para Agricultura na América Latina. Como parte de suas responsabilidades atuais, Nairo também contribui com a Estratégia Global da empresa como Líder Global de Marketing Estratégico.

Sobre a Sumitomo Chemical – Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas de pesquisa e desenvolvimento de soluções para o campo no mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com mais de 32 mil funcionários. Na América Latina, a companhia opera com soluções para a agricultura e saúde ambiental, com o objetivo de promover o bem-estar e oferecer soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade.
No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP), um centro de inovação e uma fábrica, ambos em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. É signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.