Grupo Publique visita o empreendedor que ajudou a criar o Programa do Álcool do Brasil, um dos nomes mais importantes do empresariado nacional.
São 83 anos de vida. Que brindaram a equipe do Grupo Publique com uma aula de história brasileira, geopolítica mundial, economia internacional, o futuro da energia do planeta e a revolução realizada pela cana-de-açúcar do nosso país. As Plataformas do Grupo Publique Programa Fala Carlão, AgroRevenda e AgroAgência encontraram-se neste fim de semana, em Ribeirão Preto (SP), com o empresário ribeirão-pretano Maurílio Biagi Filho, um dos maiores nomes da economia brasileira quando o assunto é energia, combustíveis, produção de açúcar e álcool e equipamentos pesados para usinas.
Ele iniciou sua carreira em 1956, como estagiário na Usina Santa Elisa, passou por todos os cargos até atingir a posição de diretor executivo. Fase em que a indústria saltou de uma moagem de 118 mil toneladas de cana por safra para o recorde de 7 milhões de toneladas, tornando-se a maior do Brasil. Deixou a usina em 2012. O Grupo Biagi detinha o controle das indústrias Zanini e Sermatech, fornecedoras de equipamentos para as áreas de produção de açúcar e etanol, e geração de energia. Ainda foi proprietário das Bebidas Ipiranga
fabricante e distribuidora da Coca Cola, com fábricas em Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Mococa e São João da Boas Vista. Todas foram vendidas em 2013.
Atuou também na área de plantio de laranjas e produção de sucos, foi pioneiro no Brasil em adubos granulados e na inseminação artificial de gado, além de presidir o Agrishow, maior evento do agronegócio na América Latina. Lidera a holding familiar Maubisa e atua em diversas ações sociais de auxílio a entidades, organizações e pessoas carentes. E ainda contribui com sua experiência para a elaboração de políticas públicas de investimentos em energia.
Foram quase três horas de uma conversa rica em datas, nomes históricos, trabalho e amor pelo trabalho, por ajudar a sociedade e o país. Maurílio falou sobre o pai, a compra de usinas no país, a construção de unidades em vários países, o encontro com o ditador cubano Fidel Castro, as viagens internacionais com ministros, empresários e presidentes brasileiros, o carinho por cuidar bem das áreas que sediavam as indústrias de etanol e açúcar. Informações repartidas com Carlos Alberto Silva, o ‘Carlão da Publique’, presidente do Grupo Publique e apresentador do programa Fala Carlão, o responsável pela Plataforma AgroRevenda, Riba Ulisses, e o executivo de vendas Artur Ribeiro. “Penso que
a atividade empresarial só tem sentido se tiver como objetivo o cunho social. Em nome do lucro, da riqueza, da distribuição, de melhorar o ser humano, de cuidar da comunidade e das cidades onde os empreendimentos estiverem montados”, falou. No fim do encontro, Maurílio Biagi presenteou os profissionais da Publique com livros que contam a história de Dom Pedro II e os 138 anos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e uma garrafa de aguardente premium.




