21 de dezembro de 2023

Villa Germania quer exportar 30% a mais de carne de pato

A Villa Germania, maior produtora e exportadora de carne de pato da América do Sul, espera elevar seu faturamento em mais de 30% em 2024, alcançando R$ 200 milhões, com a estratégia que ganhou força este ano: a ampliação do portfólio com outras proteínas “premium”. A carne de pato continua sendo o carro-chefe da empresa controlada pela holding XWR Investimentos, mas outros itens — como codorna, carne de frango e de suíno orgânicas — têm ganhado importância nos resultados. “Estamos criando a categoria de proteínas animais gourmet para fornecer aos mercados interno e externo. Tudo que não é commodity, tudo que voa, anda ou nada nos interessa”, afirma Marcondes Moser, presidente da empresa fundada em 1996 em Indaial (SC), para atender à demanda da comunidade alemã pelo prato típico marreco recheado.

Os principais clientes dessas novas proteínas com maior valor agregado, por ora, são os restaurantes de chefs renomados das capitais, que exigem qualidade e frequência no fornecimento, mas o plano da Villa Germania é chegar ao mercado externo, especialmente o da Europa, a partir de janeiro de 2026. Para isso, a empresa pretende investir R$ 15 milhões no próximo ano na construção de um centro de armazenamento e abastecimento na área da empresa em Indaial. O objetivo é reduzir custos de logística com transporte para o porto de Itajaí (SC), onde são embarcados os contêineres. Neste ano, as exportações — sobretudo carne de pato — da Villa Germania cresceram 20%, para R$ 80 milhões, com o maior apetite do Japão e a abertura do mercado de Hong Kong, segundo Moser. O faturamento total, considerando também o mercado doméstico, deve fechar em R$ 150 milhões.

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