Empresa manterá presença no mercado nacional comercializando itens produzidos em fábricas em outros países
A Dechra Brasil, indústria de medicamentos veterinários de capital britânico, anunciou a desativação de sua fábrica no país, localizada em Londrina, Norte do Paraná. O anúncio foi feito durante reunião com colaboradores e oficializado através de nota oficial. A empresa manterá suas atividades comerciais no Brasil, oferecendo produtos fabricados em outras unidades fora do país. Toda a linha que era fabricada em Londrina sairá do mercado.
A decisão foi tomada pela matriz da Dechra, na Inglaterra, pouco mais de dois meses depois de concluídas as investigações sobre as mortes de mais de 600 animais que haviam recebido a vacina Excell 10, em agosto passado, nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Sergipe. A empresa já havia suspendido a produção na unidade de Londrina, em novembro do ano passado.
A análise feita pela Dechra apontou que fator mais provável foi uma falha no processo de inativação da vacina, contra clostridiose. Entre os animais que morreram estavam bovinos, caprinos e ovinos que receberam o imunizante.
A Dechra Brasil surgiu da aquisição da Venco Saúde Animal pelo grupo britânico Dechra, em outubro de 2018, como parte da estratégia de expansão da multinacional. A Venco, por sua vez, foi criada em Londrina como Vencofarma em 1986 e tinha como carro-chefe a fabricação de soro antiofídico. Apenas quatro anos depois, entrou para o mercado veterinário, lançando soros, vacinas e medicamentos para pequenos e grandes animais. Segundo o site da Dechra Brasil, o grupo inglês investiu, em 2018, R$ 185 milhões na aquisição da Venco.
A nota oficial da empresa orienta os clientes que tiverem dúvidas a entrar em contato com representante local da Dechra ou com o SAC, pelo telefone 0800 400 7997.




