Com novos franqueados e expandindo para novos estados, como Santa Catarina, a empresa, que tem modelo inovador no agronegócio e entrega de soluções diferenciadas em produtos e serviços, chega a um faturamento de R$ 3,8 bi
A Goplan – franqueadora com foco em agronegócio baseada em Campinas (SP) –, fechou o ano com novos franqueados, expandindo sua atuação para novos estados, como Santa Catarina. Apesar do cenário desafiador em 2024, segundo o CEO José Henrique Galli (FOTO AO ALTO), a empresa demonstrou resiliência e encerrou o ano com crescimento de 25% em relação a 2023. “A projeção para o ano safra, ou seja, até julho de 2025, é de crescimento de 60 a 70%, considerando 12 meses comparados ao mesmo período anterior. Nossa meta agora é atingir mais cinco franqueados até junho, expandindo a presença para novos estados estratégicos como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia, buscando distribuidores consolidados”, informa o CEO, que chegou à empresa no último ano com a missão de acelerar o crescimento da Goplan e se tornar referência no segmento de especialidades, como nutrição e biológicos.
Além de Santa Catarina, a empresa está presente no Tocantins, Goiás, Maranhão, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Mato Grosso do Sul. “Nosso modelo de negócio fortalece e preza pela relação de parceria com o produtor, uma vez que o sócio-diretor da distribuição permanece presente no campo. O produtor negocia direto com o dono da distribuição. Em outras palavras, a Goplan viabiliza o acesso ao franqueado a soluções exclusivas que irão apoiar o desenvolvimento no longo prazo; e, por sua vez, o franqueado consegue transferir para o campo os novos conhecimentos e tecnologias, apoiando a sustentabilidade de longo prazo do produtor rural”.
Portfólio exclusivo e serviços focados na entrega de valor
Com início das atividades em 2020, a Goplan tem como proposta integrar conhecimento e tecnologia para entregar soluções inteligentes em insumos e serviços aos franqueados e produtores rurais, promovendo a eles crescimento e uma gestão agrícola rentável e sustentável. Desde sua chegada ao mercado, a empresa conquistou marcos importantes para a sua estruturação, como a construção de um portfólio de produtos exclusivo para os franqueados, atualmente 60 – em 2024 lançou cinco novos produtos na linha de especialidades, focados em produtividade e sustentabilidade –, e a elaboração de uma base de serviços focados na entrega de valor: suporte na captação de recursos financeiros por meio de linhas de crédito e operações estruturadas, como os CRAs individuais; o lançamento de iniciativas digitais, como a plataforma de comunicação da Goplan que reúne as equipes de todos os franqueados, viabilizando a troca de experiências entre os profissionais; o aplicativo GoUP para apoiar as equipes comerciais no posicionamento de manejos com os produtos Goplan a campo, além de treinamentos para a qualificação das equipes. “A entrada de novos franqueados – CBAgro (Guarapuava-PR), SegAgro (Curitiba-PR), Terra Forte (Papanduva-SC) e Padap (São Gotardo-MG) – confirma a entrega de valor do modelo para as distribuições independentes”, destaca Galli, que revelou estar em fase final de negociação com um quinto franqueado.
Dentre os diferenciais da empresa na oferta aos franqueados está um Centro de Serviços Compartilhados, com um portfólio que abrange desde consultorias até treinamentos, permitindo o acesso do franqueado a ferramentas que viabilizam a melhoria contínua da gestão do seu negócio. O centro é flexível a ponto que um franqueado ou um grupo de franqueados pode solicitar o desenvolvimento de um serviço customizado. “A Goplan nasceu da união de sócios e distribuidores para entregar mais valor ao campo. Em 2025, seguiremos a mesma estratégia adotada quando do início da empresa, que é manter o proprietário da distribuição à frente do seu negócio, fortalecendo-o, e o apoiando em serviços estratégicos e com portfólio de referência no segmento de especialidades, como nutrição e biológicos”, avisa.