19 de dezembro de 2023

Expedição da Sumitomo planeja e otimiza pastagens

Mais de 2 mil pecuaristas em todas as regiões produtoras do Brasil serão visitados por 500 profissionais da empresa e de distribuidores exclusivos.

 

 

O ano de 2023 está sendo extremamente desafiador para a pecuária brasileira. Os criadores adquiriram animais em um período de alta dos preços, no entanto, na venda, a queda no valor da arroba não permite que a conta feche. Ciente dessa realidade, a Sumitomo Chemical, parceira do pecuarista, faz uma das maiores ações em campo de uma empresa no País, a Expedição da Produtividade. A ação visa, principalmente, auxiliar o produtor no planejamento da pastagem já pensando em 2024, ano que promete alta no preço da arroba. O setor de Pastagem da companhia somou forças com distribuidores exclusivos e reuniu 500 profissionais que visitarão em quatro semanas mais de dois mil criadores nas principais regiões produtoras do Brasil. Até o momento, em duas semanas de trabalho, mais de 1,5 milhão de hectares já foram planejados com o auxílio da Sumitomo Chemical.

“O momento da pecuária brasileira é muito delicado. A dinâmica de preço é definida pelo ciclo pecuário, que é a relação oferta e demanda. Atualmente, estamos no ciclo de baixa, entrando no ciclo de transição para a alta. O pecuarista sofreu muito neste ano de 2023 porque ele se abasteceu dos bezerros que vão produzir a carne em um custo muito alto, e vendeu o boi barato. Aliada a essa questão de precificação da arroba, que é a moeda do pecuarista, ainda tem a questão climática em que, devido ao ‘El Nino’, as chuvas estão abaixo da média nas maiores regiões produtoras de carne no Brasil”, afirma o diretor comercial de Pastagem da Sumitomo Chemical, Paulo Pimentel.

O grande diferencial da pecuária brasileira comparada a outras no mundo é a possibilidade da alimentação do gado por pasto. Nesse cenário, que está muito seco, o planejamento das pastagens no Brasil é um dos pontos mais importantes para o pecuarista. “O investimento no pasto trará mais competitividade, pois permitirá uma maior capacidade de suporte do rebanho na modalidade mais econômica em alimentar o gado, além de diminuir os riscos de descarte de animais por falta de alimento em períodos desfavoráveis de preço da arroba”, destaca Pimentel.

“Por conta de todo esse cenário, a Sumitomo Chemical tomou a decisão de disponibilizar a equipe para estar no campo. Ela foi abastecida com muita informação mercadológica, para que essa discussão aconteça de uma forma profissional, e que esse planejamento venha à tona para o pecuarista alcançar o sucesso. Consideramos esse tipo de investimento muito importante para assegurar o fortalecimento da pecuária brasileira, gerando renda no campo, desenvolvendo empregos e garantindo carne de qualidade no Brasil e no mundo”, destaca o diretor comercial.

 

Expedição da Produtividade – A Expedição da Produtividade começou no fim de novembro e tem como foco visitar in loco as propriedades criadoras brasileiras. A ação objetiva discutir tendências e índices mercadológicos, para analisar e criar um diagnóstico específico das pastagens de cada propriedade e auxiliar no planejamento para maximizar os resultados da safra 2023/2024.

O diagnóstico serve para entender qual o momento que a fazenda está e quais seriam os investimentos necessários para se obter o melhor resultado no suporte da pastagem para todos os animais. O trabalho começou no Centro-Oeste, para, na semana do dia 11 de dezembro, percorrer as regiões Norte e litorânea.

A equipe também é preparada para apresentar ao produtor o manejo da pastagem, que é um ponto fundamental na eficiência do pecuarista. Uma das estratégias é rotacionar e promover a divisão de área, para, assim, o boi “colher” o pasto de maneira mais eficiente. Com o trabalho da Sumitomo Chemical, é possível manter a mesma quantidade de boi em uma área de pastagem menor. Dessa forma, se disponibiliza área de pastagem para outras atividades, como a agrícola e a florestal.

“Essa combinação de tecnologia dos produtos que nós oferecemos somada a assistência técnica é o que a pecuária brasileira precisa para atender a nossa demanda. Por isso, é Expedição da Produtividade, pois tem o objetivo de otimizar a área para que não se necessite de todo aquele espaço para suportar os animais da fazenda. E o pecuarista está notando que o momento está mudando e que precisa se planejar, porque necessita da parte alimentar, do pasto, para ter sucesso”, conta Pimentel.

“A visita que recebemos da Expedição da Produtividade é uma ação de muito valor, pois o time da Sumitomo Chemical nos ajudou no planejamento do controle de plantas daninhas para desafogar nossas pastagens e termos uma maior produtividade. Além disso, a ajuda no levantamento e na aplicação dá segurança para termos sucesso no investimento, nos dando segurança operacional. É esse tipo de parceria que precisamos”, afirma Leo Batirolla Junior, gerente da Agropecuária Casari, localizada no município de Alta Floresta (MT).

 

Conceito E – Para proporcionar ao pecuarista brasileiro uma experiência positiva na excelência no uso do solo e gerar eficiência econômica e equilíbrio entre o meio ambiente e o sistema produtivo, a Sumitomo Chemical criou um propósito, o Conceito E. Assim, a companhia assumiu um compromisso com o mercado e a sociedade, desenvolvendo a Expedição da Produtividade devido a esse momento delicado da pecuária.

Nesse sentido, explica Paulo Pimentel, a companhia visou levar um conjunto de informações para o produtor ficar preparado para tomar a melhor decisão, produzindo mais e melhor para atender o mercado consumidor brasileiro e mundial. “O principal desafio da alimentação a pasto no Brasil é a degradação por pragas e plantas daninhas. Oferecemos uma assistência técnica para que isso seja identificado e os nossos produtos auxiliarem o pecuarista no controle desses desafios, para a pastagem se desenvolver sem nenhuma concorrência por alimento, luz ou nutrientes no solo”, reforça.

Além da tendência da recuperação das cotações da arroba do boi na virada no ciclo pecuário, a relação de troca na reposição dos animais foi muito positiva em 2023, gerando uma necessidade adicional de suporte alimentar nas propriedades.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.