20 de dezembro de 2023

ESPM: com elevação de nota de crédito, país atrairá investimentos

A agência de avaliação de risco S&P Global Ratings aumentou, ontem (19/12), a nota de crédito do Brasil de BB- para BB. Para Alexandre Gaino (foto abaixo), professor de economia da ESPM, a informação terá impacto direto sobre a perspectiva do risco do país e possibilitará atração de investimentos tanto no curto prazo quanto no longo prazo e aumentará as expectativas para a economia brasileira. “Essa perspectiva estável reflete que o Brasil manterá uma posição externa forte e alcancemos um grau de investimento como tivemos nos governos anteriores do presidente Lula”.

O especialista aponta que a decisão de elevar o rating agora foi motivada pela aprovação do arcabouço fiscal e da reforma tributária, mesmo que a implementação aconteça de forma gradual, mas resultará em ganhos de produtividade a longo prazo.  “Há uma preocupação relacionada às concessões e as aberturas de negócios que o governo possa ampliar. Pois, a agência alerta para possíveis impactos negativos, a deterioração fiscal e um aumento da dívida pública, levando a reverter o movimento e rebaixar a nota do Brasil novamente. Há a necessidade do governo em fazer a lição de casa e ampliar essas concessões, para a melhoria do rating ter impacto positivo na atração de capitais de longo prazo”, conclui Gaino.

Sobre a ESPM A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12.600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1.100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.