Encontro de Nova Delhi fortalece laços econômicos entre Brasil e Índia

Compartilhe:

Organizado pela ApexBrasil, MDIC e Itamaty, evento é realizado hoje e amanhã com líderes das duas maiores democracias do Sul Global.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), realiza o evento Diálogo Empresarial Índia-Brasil 2025, nos dias 16 e 17 de outubro, no hotel The Imperial, em Nova Delhi, Índia. O encontro integra a missão institucional e empresarial ao país asiático, liderada pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e tem como objetivo aprofundar as relações comerciais e de investimento entre os dois países.

O eventop reune autoridades e mais de 100 empresas e entidades setoriais brasileiras e indianas, que participam de seminários, reuniões bilaterais e apresentações sobre oportunidades de investimento. A programação busca promover a diversificação de mercados e o fortalecimento das cadeias produtivas entre Brasil e Índia, em um contexto global de transição energética e reconfiguração das cadeias de valor.

Economias complementares e em expansão – Em 2024, o comércio bilateral entre os dois países alcançou US$ 12,1 bilhões, com destaque para as exportações brasileiras de açúcar, petróleo bruto, óleos vegetais e algodão. Já a Índia se consolidou como um dos principais fornecedores de diesel, produtos farmacêuticos e químicos para o Brasil. O estudo Perfil de Comércio e Investimentos – Índia 2025, elaborado pela ApexBrasil, identifica 385 oportunidades de exportação para empresas brasileiras em setores como proteína animal, celulose, etanol, pedras preciosas e máquinas agrícolas, refletindo o alto potencial de complementaridade entre as duas economias.

O Brasil e a Índia compartilham uma relação cultural e econômica extraordinária. Da Índia vieram a cana-de-açúcar, capins que alimentam nosso rebanho e, sobretudo, as raças zebuínas que hoje constitui a maior base de rebanho zebuíno comercial do mundo. Com uma população de 1,4 bilhão de habitantes, a Índia representa hoje um dos mercados de maior potencial para o Brasil. Na primeira década do governo do presidente Lula, cresceu exponencialmente. Acreditamos que este é o momento de inaugurar uma nova fase de expansão nas relações entre os dois países. É nisso que a ApexBrasil aposta e trabalha”, afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil

“A Índia é um parceiro estratégico para o Brasil. As exportações brasileiras para o mercado indiano cresceram 12,5% em 2024 e 27,5% entre janeiro e setembro deste ano. Esta missão busca adensar cadeias produtivas e ampliar oportunidades de cooperação em inovação e sustentabilidade”, afirma Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, que está ao lado de Alckmin durante a Missão.