Ebook ‘Reforma e Recuperação de Pastagens’ traz soluções definitivas

Compartilhe:

ebook pastagem 3

Como zerar a emissão de CO2 até 2030, aumentar nossa produção de alimentos para o Brasil e o mundo, sem derrubar mais nenhuma única árvore? O ebook “Reforma e Recuperação de Pastagens”, que acaba de ser lançado nesta terça-feira (05/11) em São Paulo, tem as respostas, com um passo a passo simples e prático que vai ajudar os pecuaristas brasileiros nessa tarefa árdua, mas necessária.

 

Com a preocupação crescente sobre a degradação de 80% das pastagens brasileiras, que totalizam 173 milhões de hectares, ou cerca de 90 milhões de hectares em diversos níveis de degradação, segundo recente declaração do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o portal Boi a Pasto acaba de lançar, oficialmente, em São Paulo, capital, o ebook “Reforma e Recuperação de Pastagens”. A obra foi elaborada pela redação da casa, sob a curadoria da jornalista MARISA RODRIGUES, que se especializou no assunto, atuando há mais de duas décadas no setor.

Marisa começou sua jornada profissional num dos grupos mais importantes do Brasil na produção, desenvolvimento e comercialização de sementes forrageiras, que é o Matsuda. “Eu aprendi na prática, nesses 22 anos, indo a campo junto com os técnicos da empresa –agrônomos, veterinários e zootecnistas – conhecer pastagens de todo o País”, conta. “Acompanhei o lançamento de diversas sementes da marca, desde 2002, como os capins Àries e Atlas, além da leguminosa Java. Depois vieram mais uma série de novas forrageiras, como os capins Paredão, cujos estudos para desenvolvimento ocorreram na fazenda Paredão do falecido Nelson Pineda; o Elefante Paraíso, famoso pela sua altura e produção espetacular; Marandu, Braúna, MG4, MG13, Àries II, entre tantos outras, desenhados pelos pesquisadores do grupo, com apoio de instituições como IZ (Instituto de Zootecnia), Embrapa, IAPAR, IAC (Instituto Agronômico de Campinas), etc., com características específicas para as condições edafoclimatícas de cada região”, recorda. “Ou seja: com tecnologia de ponta como essas, não existem mais desculpas para não se investir em reforma ou recuperação de pastagens”, enfatiza a publisher do portal Boi a Pasto.

Visando promover o ebook, o mais amplamente possível, em vez de deixá-lo para download apenas no portal Boi a Pasto, Marisa buscou a parceria de outros veículos do agronegócio brasileiro, entre eles, as revistas AgroRevenda e Nelore, os sites Cerrado Rural Agronegócios e Mundo Agro Brasil, além do premiado blog Agricultura Fantástica, visando a mais ampla divulgação e promoção da ferramenta, entregue – gratuitamente – aos pecuaristas, por meio de DOWNLOADS nessas plataformas virtuais. “Com o conhecimento, proporcionado pelo ebook, eles poderão tomar medidas efetivas contra esse problema URGENTE, cada vez mais preocupante entre aqueles que produzem comida – leite, carne e grãos – para a mesa dos brasileiros e do mundo, imbuídos da necessidade premente de aumentar essa produção sem que, para isso, não seja preciso aumentar as àreas de  pastagens nem DERRUBAR MAIS NENHUMA ÚNICA ÁRVORE”, diz

Munida desse desejo genuíno de ajudar a resolver – ou pelo menos, minimizar essa dor, a publisher do portal Boi a Pasto entende que a pecuária tem tudo nas mãos para deixar de ser a VILÃ do meio ambiente, como é vista por ativistas, boa parte da imprensa e consumidores urbanos, para ser a MOCINHA, pois tem tudo nas mãos para ajudar a diminuir o efeito estufa, ou pelo menos, mitigá-lo, reduzindo o nível de gás carbônico que é lançado na atmosfera pela terra devastada. “Quanto mais pecuaristas conscientes do problema e, em especial, da solução, que é planejar a reforma ou a recuperação de suas áreas de pastagens degradadas, menos CO2 será lançado na natureza,  contribuindo pela diminuição do calor extremo que, por sua vez, aumenta a temperatura dos oceanos, causando tragédias de proporções bíblicas como as que acabamos de assistir no Rio Grande do Sul, em junho deste ano e, de novo, estamos vendo o mesmo fenómeno se repetir, agora, na Espanha, com enchentes descomunais, como as que acabaram de cair em Valência, matando, (por enquanto) mais de 200 pessoas, além dos desaparecidos e desabrigados. Sem contar o desastre nas áreas rurais que são devastadas, por completo. Aconteceu no Rio Grande do Sul e na Espanha não está sendo diferente. “Temos que encarar essa questão com coragem e decisão”, assinala a profissional, “se quisermos garantir para a comunidade européia que nossa produção agrícola, com destaque para a carne e o leite, é, sim, SUSTENTÁVEL’, diz Marisa, taxativa.   “Mas, com cerca de 90 MILHÕES DE HECTARES DE PASTAGENS DEGRADADAS, em diferentes estágios, fica difícil provarmos isso”, frisa.

Foi com esse propósito que ela buscou o apoio dos editores Daniel Bilk Costa, Carlão da Publique e Willy Schumann, além do jornalista Ivaris Nascimento Jr., para elaborar um conteúdo relevante para o ebook, que chega ao público pecuarista – e todos os demais interessados no assunto – com soluções práticas e inovadoras para a reforma e recuperação das pastagens brasileiras que não merecem continuar relegadas ao último plano, quando se pensa em um planejamento das atividades agropastoris.

Conteúdo Técnico e Acessível – O eBook Reforma e Recuperação de Pastagens – aborda uma variedade de tópicos essenciais, incluindo técnicas de manejo do solo, escolha de espécies forrageiras, práticas de adubação, gestão integrada de pastagens e muito mais. Cada capítulo foi cuidadosamente elaborado para oferecer insights acionáveis e práticos, respaldados pela experiência e conhecimento dos especialistas envolvidos. “Acreditamos firmemente que, ao unir forças e compartilhar conhecimento, podemos fazer uma diferença significativa na preservação e na revitalização das pastagens do Brasil”, destaca Daniel Bilk Costa, editor da Revista Nelore.

“Estamos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa colaborativa”, ressalta Carlão da Publique, publisher da plataforma Agrorevenda que foi o primeiro a topar o compromisso, quando foi convidado por Marisa durante sua estadia em Dubai, para a cobertura da COP28. “Esta ação conjunta representa um compromisso com a responsabilidade social e a conscientização sobre a importância crítica da saúde das pastagens brasileiras”, ressalta Adriana Carvalho, editora do portal Mundo Agro Brasil. O trabalho final contou com a leitura atenta do médico veterinário e pecuarista, dono da Fazenda Monalisa, case de sucesso em pecuária regenerativa, Mauroni Cangussu, de Priscila Rodrigues Gomes, engenheira ambiental, mestre e doutora, na UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) com pós-doc em Economia Circular, além do texto final e revisão do jornalista Ivaris Nascimento Jr., especialista em pecuária há mais de vinte anos no setor e, atualmente, repórter especial da Revista DBO, que dispensa apresentações.

Acesso fácil e gratuíto – A partir desta terça-feira  (12/11), o eBook estará disponível aqui https://issuu.com/boiapasto/docs/e-book_recupera_o_e_reforma_de_pastagens_boi_a_p  para DOWNLOAD SIMULTÂNEO no portal Boi a Pasto, bem como nas plataformas das revistas Agrorevenda e Nelore, no blog  Agricultura Fantástica, no site Cerrado Rural  e no portal Mundo Agro Brasil. Baixe o seu exemplar e junte-se ao movimento para transformar a maneira como cuidamos das nossas áreas produtoras de comida saudável e de qualidade para os nossos rebanhos. De quebra, estaremos garantindo a contínua produção de comida sustentável, de verdade, não só para o Brasil, como para o mundo.

Link para o DOWNLOAD do ebook aqui:

https://issuu.com/boiapasto/docs/e-book_recupera_o_e_reforma_de_pastagens_boi_

Conheça, nos endereços abaixo, os parceiros dessa ação colaborativa:

Agrorevenda: www.agrorevenda.com.br

Revista Nelore: www.nelore.com.br

Agricultura Fantástica:www.agriculturafantastica.com

Mundo Agro Brasil: www.mundoagrobrasil.com.br

Cerrado Rural Agronegócios: www.cerradoruralagronegocios.com.br

Autor da iniciativa: portal Boi a Pasto: www.boiapasto.com.br

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.