ConBAP 2024: precisão é dados e gestão sem fim!

Compartilhe:

WhatsApp Image 2024-11-25 at 14.43.48 (2)

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital une palestras, trabalhos científicos e feira de tecnologia para celebrar: a fazenda dá todos os sinais para eficiência e sustentabilidade

Quinhentos produtores, estudantes, pesquisadores e representantes de mais de vinte empresas do Brasil inteiro reunidos durante três dias em Ribeirão Preto (SP), a capital nacional do Agronegócio. Todos debruçados sobre drones, máquinas, computadores, softwares, drivers, hardwares, antenas, vídeos animados. O 10º Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital (ConBAP 2024) também mostrou apresentações abordando temas que têm nomes enigmáticos, prometendo ‘tecnologias para uma agricultura sustentável e de alta performance’. Especialistas dos Estados Unidos, Brasil e da Argentina, além de representantes instituições como Embrapa, Fundação ABC, CNA, CCarbon/USP, Universidade Federal de Santa Maria, Esalq/USP, Grupo Tereos e Usina São Martinho. E mais debates sobre análise de grãos, medição de compactação do solo, evolução da pulverização, integração de dados sobre clima e ambiente, novos serviços agronômicos de inteligência.

“Foram 130 trabalhos científicos em inúmeras áreas, comprovando a diversidade de experimentos e inovações dentro do Agro. E vinte empresas mostrando parte dessa oferta na Feira de Negócios, durante o evento. É importante salientar que o Campo tem inúmeros dados a serem investigados e selecionados. É onde entram a precisão e o digital. É uma atividade sem fim. E que exige gestão do produtor para ser mais eficiente. Independentemente da capacidade de investimento e da área do empreendedor rural”, advertiu Marcio Albuquerque, Presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital (AsBraAP). O Congresso é realizado a cada dois anos e já se consolidou como o maior encontro do setor no país. Neste ano, teve a data adiada porque seria realizado em Porto Alegre, o que ficou inviável depois das enchentes que atingiram a região metropolitana da capital gaúcha em abril e maio deste ano. “É a terceira vez que o evento ocorre em nossa cidade e é um grande prazer. Além de reconhecimento de que somos realmente a capital brasileira do agro e adotamos com energia a precisão na agricultura. Hoje, não olhamos mais para a fazenda em termos de quilômetro, alqueire ou hectare. E sim em metro quadrado”, saudou na abertura Duarte Nogueira, prefeito da cidade.

Depois de uma análise das dez edições do ConBAP, feita por Marcos Nascimbem Ferraz, a primeira palestra coube a John Fulton, da Ohio State University (EUA) e presidente da International Society of Precision Agriculture, que falou sobre a evolução da agricultura de precisão no mundo. “Vamos assistir a um salto inimaginável em tecnologia agro nos próximos dez anos. As fazendas serão conectadas por pontos espalhados pela propriedade, com inteligência artificial e convergência de dados de todos os aparelhos, em todos os processos, independentemente das marcas e dos softwares. Só para se ter uma ideia deste avanço, em 2034, os chips terão capacidade para processar dois quintilhões de operações por segundo”, destacou John Fulton.

O Congresso prossegue até essa quarta-feira, dia 27, com debates sobre Agricultura de Precisão e Agricultura regenerativa, as questões envolvendo os trabalhos de insumos na fazenda, o uso da meteorologia como ferramenta digital, a versatilidade dos drones, aplicações de produtos fitossanitários, apresentação dos trabalhos científicos e posse oficial da nova diretoria da AsbraAP, que comanda a entidade até 2026.

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.

    plugins premium WordPress