A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levará 26 agroindústrias brasileiras para ação dos setores em meio à Anuga 2025, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, que será realizada entre os dias 4 e 8 de outubro, em Colônia, Alemanha.
Na primeira ação desde a reabertura da União Europeia à carne de frango do Brasil, a ABPA contará com uma área exclusiva de mais de 400 metros quadrados e a participação de empresas e cooperativas dos segmentos de carne de aves, carne suína e de ovos. Entre elas estão: Bello Alimentos, C.Vale, Ecofrigo, RPF, BMG, SSA, Alibem, Villa Germânia, Frimesa, Copacol, Rudolph, Cooperativa Lar Agroindustrial, Coasul, Zanchetta, Netto Alimentos, BFB, Saudali, Frigoestrela, Dália Alimentos, Vibra Agroindustrial, GT Foods, Friato, Jaguafrangos, Avenorte, Somave e Frangos Pioneiro. Outras empresas associadas estarão com estande próprio no evento, como BRF, JBS e Pamplona Alimentos.
Durante a feira, o estande do Brasil será também palco de ações promocionais das marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck, que compõem o projeto setorial mantido pela ABPA e pela ApexBrasil. A equipe da ABPA promoverá encontros de relacionamento com stakeholders globais e atividades institucionais.
Durante os dias do evento, a ABPA também promoverá uma ampla degustação de pratos especiais com proteínas brasileiras, preparadas pelo Chef Marcelo Bortolon – em um cardápio exclusivo que valoriza a diversidade e a qualidade dos cortes de aves e os ovos produzidos no Brasil. Os pratos serão servidos aos visitantes e importadores estratégicos ao longo dos dias de evento, como forma de fortalecer a percepção sensorial da proteína brasileira e reforçar seus atributos de sabor, segurança e sustentabilidade.

“A Anuga será um ponto estratégico de reconexão com os importadores europeus e demais parceiros internacionais, de todos os continentes, em um momento simbólico para o setor. A reabertura do mercado europeu reforça a credibilidade do sistema sanitário brasileiro, e nossa participação na feira visa fortalecer esse diálogo técnico-comercial com base em ciência, sustentabilidade e segurança alimentar”, destaca Ricardo Santin, presidente da ABPA.
A participação na Anuga integra o projeto setorial realizado pela ABPA em parceria com a ApexBrasil, por meio das marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck. A iniciativa visa ampliar a presença da proteína animal do Brasil nos principais mercados do mundo, com foco em relações institucionais, expansão comercial e promoção de imagem.
Restabelecimento da UE – A ABPA comemorou o anúncio do Ministério da Agricultura e Pecuária, ocorrido na semana passada, sobre a reabertura do mercado da União Europeia para a carne de frango exportada pelo Brasil. A suspensão estava em vigor desde a ocorrência identificada e já resolvida de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em produção comercial no Rio Grande do Sul.
Entre janeiro e maio (mês da ocorrência da enfermidade), as exportações de carne de frango para o bloco europeu alcançaram 125,3 mil toneladas, volume então 20,8% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Em receita, foram cerca de US$ 386,3 milhões, saldo 38% maior em relação ao obtido no ano anterior.
“Os primeiros embarques após a retomada já estão em águas e a expectativa é que as exportações se restabeleçam nos mesmos níveis de antes, com uma oportunidade de eventual aumento frente à demanda não atendida neste período de suspensão. Por isso, há forte expectativa quanto aos resultados desta edição da Anuga”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Sobre A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da cadeia produtiva, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 12 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a ApexBrasil, das cinco marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Duck e Brazilian Pork.
Sobre a ApexBrasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.”
Sobre as marcas setoriais – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Duck e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a ApexBrasil com o objetivo de promover, junto ao mercado internacional, as carnes de frango, suína, pato, ovos e material genético produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fortalecem as marcas internacionais dos produtos brasileiros. Cerca de 62 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como integrar os projetos podem ser obtidas pelo e-mail isis.sardella@abpa-br.org.