CNMA terá painel para fortalecer conexões e impulsionar lideranças

Compartilhe:

Female farmer in a field examining wheat crop at sunset.
Female farmer in a field examining wheat crop at sunset.

Painel “TODAS – Conectando Mulheres” terá representantes de movimentos e instituições para discutir protagonismo, inovação e diversidade no setor.

 

O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que este ano completa 10 anos e será nos dias 22 e 23 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo, sempre foi reconhecido por ser um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento para as mulheres do agro. Em 2025, o evento dá mais um passo importante com o painel “TODAS – Conectando Mulheres”, um ponto de encontro essencial para grupos, núcleos e movimentos femininos de diferentes segmentos do ecossistema do agronegócio.

Realizado no palco principal, o painel reunirá grandes representantes do setor para debater, inspirar e impulsionar a presença feminina no agro. Mais do que um espaço de fala, o TODAS é um movimento que nasceu dentro do CNMA e cresce a cada edição, fortalecendo a união e a representatividade feminina no campo e na cidade.

Entre as participantes estarão a presidente do Movimento Agroligadas, produtora rural e empreendedora, Geni Schenkel; a diretora-executiva do Canal Rural, Jaqueline Silva; a presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Juliana Farah; a presidente da Comissão das Mulheres da Sociedade Rural Brasileira, Lúcia Bortolozzo; a presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), Maria Antonieta Guazelli; e a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia.

A iniciativa reforça a importância do networking, da troca de experiências e da construção coletiva de um futuro mais diverso e igualitário para o setor. As convidadas abordarão temas como protagonismo feminino, inovação, liderança e os caminhos para o futuro do agronegócio sob a ótica da diversidade e inclusão.

Celebrar conquistas – Para a presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Juliana Farah, o CNMA já se consolidou como um marco para a mulher no agronegócio. “O evento, com a sua intensa programação, cria um ambiente propício para compartilhar desafios, trocar experiências e celebrar conquistas, além de aumentar a rede de relacionamentos e negócios. Mais do que isso, promove um sentimento de pertencimento muito forte da mulher no agro, onde elas se sentem acolhidas e representadas”, diz ela.

Já a presidente da Comissão das Mulheres da Sociedade Rural Brasileira, Lúcia Bortolozzo, o CNMA foi um marco na sua trajetória. Atuando na gestão da propriedade familiar e já envolvida em iniciativas de empreendedorismo feminino no Piauí, ela encontrou no Congresso a inspiração e a coragem para ampliar sua atuação, conectando-se a outras mulheres do agro. A identificação com histórias semelhantes e o ambiente de troca e aprendizado a motivaram a contribuir ativamente na representatividade feminina do setor.

Inspiração – “Quando participei do CNMA pela primeira vez, compreendi a importância do meu papel como produtora rural e gestora, e percebi que, mesmo fora da porteira, eu podia contribuir compartilhando minha vivência e trajetória. Vi tantas mulheres com histórias parecidas com a minha — vi várias ‘Lúcias’ ali — e isso me deu coragem para seguir atuando e inspirando outras mulheres do agro.” A partir dessa experiência, passou a integrar a Comissão Estadual da FAEPI (Federação da Agricultura do Estado do Piauí) e hoje coordena o Comitê das Mulheres da SRB, fortalecendo a comunicação e o papel das mulheres no agronegócio.

“Ao longo dos anos, o CNMA tem sido palco para o surgimento e fortalecimento de diversos grupos femininos no agro, seja pela inspiração de mesas-redondas, painéis ou conexões geradas durante o evento. Para as painelistas, o Congresso tem papel fundamental nesse movimento”, destaca a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center e gerente do CNMA, Renata Camargo.

Inscrições abertas – A expectativa deste ano é receber mais de 3.000 congressistas na edição especial do CNMA 2025. As inscrições já estão abertas, com o 1° lote disponível em: https://www.mulheresdoagro.com.br/inscricao/

Serviço:

  • Evento:Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
  • Data:22 e 23 de outubro de 2025
  • Local:Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo/SP
  • Informações e Inscrições:mulheresdoagro.com.br.
    Instagram: @congressodasmulheresdoagro
plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.