As visitas internacionais às feiras K, Anuga e CIIE ocorrem em outubro e novembro e integram a estratégia de ampliar a presença da indústria nacional no cenário global.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), realiza em outubro e novembro três importantes missões empresariais para apoiar a internacionalização da indústria brasileira e ampliar a presença de empresas nacionais em mercados estratégicos.
De 4 a 8 de outubro, empresários do setor de alimentos e bebidas participarão da Missão Empresarial à Feira Anuga 2025, em Colônia, na Alemanha. A iniciativa, conduzida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), inclui visitas guiadas à feira, rodadas de negócios, networking com parceiros internacionais e exposição de produtos no espaço Brazil Trade Lounge, promovido pela ApexBrasil.
Na sequência, entre os dias 8 e 12 de outubro, também na Alemanha, a FIERGS organiza a Missão Empresarial à Feira K 2025, em Düsseldorf, destinada a empresas dos setores de plásticos e borrachas. A programação contempla circuitos técnicos guiados, visitas a empresas locais, além da criação de um ambiente de networking para ampliar oportunidades de negócios e fortalecer a presença das indústrias brasileiras no mercado europeu.
O presidente da CNI, Ricardo Alban, que irá liderar a missão à Feira K, destaca que as visitas internacionais integram a estratégia da entidade de ampliar a presença da indústria nacional no cenário global. “O propósito dessas missões é criar condições para que as empresas brasileiras atuem de forma cada vez mais ativa e competitiva nos principais mercados do mundo. Trata-se de uma agenda estruturada da CNI para apoiar a internacionalização da indústria, inserindo-a em cadeias globais de valor, estimulando parcerias tecnológicas e atraindo investimentos e inovação. Nosso papel é abrir caminhos, reduzir barreiras e conectar o setor produtivo brasileiro às tendências globais, fortalecendo a competitividade do país e gerando novas oportunidades para empresas e trabalhadores”, afirma Alban.
Já na China, a Missão Empresarial à Feira CIIE 2025, considerada a maior feira de importação do país asiático e realizada em Xangai, oferecerá aos empresários brasileiros a oportunidade de mergulhar no mercado chinês. Coordenada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e apoiada por outras 12 federações estaduais, a iniciativa tem como propósito aproximar o setor produtivo brasileiro do maior parceiro comercial do Brasil, facilitando a identificação de potenciais parceiros, a prospecção de novos negócios e a ampliação da presença dos produtos nacionais no mercado chinês.
Para a coordenadora de competitividade da Apex, Rita Albuquerque, a intenção é de os participantes saiam das missões com um plano de expansão internacional “pronto para ser colocado em prática, com base em análises de mercado, posicionamento e estratégias logísticas e financeiras”.
Sobre a Rede CIN – Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades. Presente nas 26 federações de indústria dos estados e no Distrito Federal, ela conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país
Serviço – Missões Empresariais da Indústria Brasileira:
Missão Empresarial à Feira Anuga 2025
- 4 a 8 de outubro de 2025
- Colônia, Alemanha
- Setor: Alimentos e bebidas
- Atividades: visitas guiadas à feira, rodadas de negócios, networking e exposição no Brazil Trade Lounge (ApexBrasil).
- Organização: FIERGS, Rede CIN, CNI e ApexBrasil.
Missão Empresarial à Feira K 2025
- 8 a 12 de outubro de 2025
- Düsseldorf, Alemanha
- Setores: Plásticos e borrachas
- Atividades: participação em feira internacional, visitas técnicas, circuitos guiados e ambiente de networking.
- Organização: FIERGS, Rede CIN, CNI e ApexBrasil.
Missão Empresarial à Feira CIIE 2025
- Novembro de 2025
- Xangai, China
- Setores diversos (multissetorial)
- Atividades: participação na maior feira de importação da China, identificação de parceiros comerciais, acesso a tendências e promoção de produtos brasileiros.
- Organização: FIEMG, Rede CIN, CNI e ApexBrasil, com apoio de 12 federações estaduais.