As empresas firmam parceria para utilização do novo biocombustível que tem capacidade de substituir em 100% o diesel fóssil e antecipar ganhos de descarbonização.
O mais completo centro tecnológico independente da América Latina para desenvolvimento, testes e homologações de veículos e componentes automotivos e industriais passa a contar com a disponibilização da tecnologia Be8 Bevant® como mais uma opção sustentável de combustível para seus clientes e parceiros. A novidade foi anunciada por Daniel Randon, presidente da Randoncorp, e por Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8, nesta quarta-feira (22/01), na Casa Brasil, espaço exclusivo durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, organizado pelo BTG Pactual em parceria com as empresas Ambipar, Be8, Gerdau, JHSF, Randoncorp e Vale.
“Nossos clientes também poderão optar pelo uso do combustível Be8 BeVant® em seus testes de durabilidade e performance. A Randoncorp, empresa da qual o CTR faz parte, tem o compromisso público de reduzir 40% de suas emissões de gases de efeito estufa até 2030, e parceria com a Be8 também contribui com a meta”, explica César Augusto Ferreira, CTIO da Randoncorp, responsável pela vertical de Tecnologia Avançada.
“Este é mais um passo na direção da descarbonização de nossos testes. O primeiro foi a implantação de uma usina fotovoltaica equipada com aproximadamente 2,4 mil painéis solares, capaz de gerar 1,3 MWp (megawatt-pico). A capacidade é suficiente para atender tanto a demanda energética atual quanto a futura do CTR, incluindo o carregamento da frota de veículos elétricos dos nossos clientes em testes”.
César destaca o compromisso da empresa de promover a diversificação da matriz energética e diminuir a dependência para os usuários de fontes não renováveis. “Além destas iniciativas, o CTR também desenvolveu testes de durabilidade em ambiente de laboratório, onde podemos reduzir em 100% emissão de CO2 pelo uso de energia limpa”, complementa.
Tecnologia de ponta – “O CTR é um polo onde aflora a tecnologia de ponta no Brasil”, disse Camilo Adas, Diretor de Transição Energética da Be8. “Agora ele inova mais uma vez, ao utilizar o Be8 BeVant®, um novo biocombustível capaz de ser utilizado 100% puro e de reduzir emissões de gases de efeito estufa significativamente e isso é mais um marco para o Centro Tecnológico Randon e para a Be8”, completou.
Localizado Farroupilha (RS), o Centro Tecnológico Randon está habilitado ao Programa MOVER, idealizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e voltado para apoiar a descarbonização dos veículos brasileiros, o desenvolvimento tecnológico e a competitividade global. Com 92 hectares de área e ampla estrutura tecnológica, o CTR também conta com um campo de provas com mais de 20 tipos de pistas, com destaque para os 53 mil metros quadrados de VDA (Vehicle Dynamic Area) e os 18 mil metros quadrados de área de baixo atrito. No total são mais de 15 quilômetros onde são reproduzidos os mais diferentes pavimentos e irregularidades específicas para a realização de testes nas mais variadas condições, representando de forma acelerada a aplicação do produto em campo
Destaques do CTR para a sustentabilidade:
- O cuidado com o meio ambiente está na essência do CTR, com destaque para a preservação e proteção do ecossistema em que estão inseridos através da reutilização da água da chuva, uso de energias renováveis e projetos socioambientais;
- Toda o complexo do CTR recebe energia renovável da usina fotovoltaica instalada dentro das dependências do próprio Centro, que abastece 100% da energia consumida e auxilia os clientes que precisam se creditar de carbono no desenvolvimento de seus protótipos.
Be8 BeVant® – O produto da Be8 BeVant® é inovador e de alta performance desenvolvido pela Engenharia da empresa e patenteado para ser o mais jovem biocombustível a compor o mercado brasileiro de energias limpas. No seu processo de avaliação, o produto já foi validado em grandes empresas fornecedoras de peças para o setor automotivo, produtoras de motores diesel e em geradores estacionários, bem como em máquinas agrícolas e de construção. Com produção na sede de Passo Fundo (RS), a empresa tem capacidade instalada para escalar a produção e atender rapidamente os mercados interno e externo.
Sobre a Be8 – A Be8 é uma empresa global de energias renováveis que implementa novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema circular de inovação. Com foco em uma produção que garante um futuro com recursos naturais, a empresa faz entregas sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta. A Companhia é integrante da holding ECB Group e foi fundada em 2005. A sede da Companhia fica em Passo Fundo (RS) e conta com escritórios administrativos em São Paulo (SP) e em Genebra, na Suíça, e em Dubai (Emirados Árabes Unidos), responsáveis por comercializar a produção de Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI), Santo Antônio do Tauá (PA), La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).
Sobre a Randoncorp – Multinacional brasileira referência em soluções que facilitam a vida das pessoas por meio da mobilidade, a Randoncorp tem presença global fundamentada na qualidade, na inovação e na ética nos negócios. Com mais de 50 operações ao redor do mundo, alcança mais de 120 países com a comercialização de suas soluções e mantém liderança nos mercados de suas cinco verticais de negócios complementares.
A Randoncorp desenvolve, produz e comercializa autopeças e serviços para o controle de movimentos, com portfólio completo para sistemas de frenagem, suspensão, transmissão e direção, por meio da Frasle Mobility, e para aplicações em veículos comerciais, por meio das marcas Suspensys, Castertech, Master e JOST Brasil. A Companhia também atua como montadora e está entre as dez maiores fabricantes de semirreboques do mundo, por meio da marca icônica Randon, com a mais completa linha de equipamentos para o transporte terrestre de cargas.
Soluções em serviços financeiros e digitais – para financiamento, crédito e locação de ativos, investimento em startups, incentivo ao ecossistema de inovação e desenvolvimento de softwares – compõem o portfólio da Companhia, por meio das empresas Banco Randon, Randon Consórcios, Randon Seguros, Addiante, Randon Ventures, Conexo e DB, sob a marca Rands. O grupo impulsiona pesquisas em materiais, nanotecnologia e eletromobilidade e cria soluções em automação e robótica industrial com o Centro Tecnológico Randon (CTR), a NIONE e a Auttom.
Com o propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade, atua na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e incentiva a pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon. Faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras.