AgroRevenda e AgriforLife são inovação e sustentabilidade!

Compartilhe:

A Plataforma AgroRevenda acompanhou o 6° AgriforLife Talks, promovido pelo grupo Casa Bugre e as marcas Agrilife, Krilltech e Terrus Regeneração

Foram quatro palestras e uma mesa redonda, na arquibancada do Dabi Business Park, em Ribeirão Preto (SP), que debateram a produção de verduras e legumes, eficiência, confiança do consumidor e a concorrência com saladas em saquinho, energéticos, pratos processados e refeições rápidas. A jornada integra a ação ‘Agriforlife talks, por uma agricultura em favor da vida’, teve o comando de Wanderson Mizael, Gerente Comercial da Casa Bugre, e discutiu o tema ‘Do campo à mesa! Como a inovação e a sustentabilidade vêm mudando a produção de alimentos’.

Manoel Oliveira, Agrônomo Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Horticultura (IBRAHORT), fez a primeira apresentação, com a palestra ‘Panorama e Desafios da Cadeia de HF no Brasil: da Porteira ao Consumidor’. “O panorama em nossa atividade é complexo. Temos, inegavelmente, uma imagem de saúde junto à população, mas o comportamento alimentar global mudou demais. Saladas vendidas em saquinhos, refeições rápidas e processadas, muito desperdício. As pessoas não têm mais tempo para cortar cebola, lavar o repolho, picar a cenoura.  Avançamos bastante com enxertia, plasticultura, irrigação, cultivo protegido, gestão e atenção aos funcionários. Porém, necessitamos de mais inovações, integrar melhor a cadeia. Somos potentes, um sistema que movimenta R$ 81 bilhões, bem acima dos enlatados e congelados”, aponta Manoel.

O Agrônomo e Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Hortaliças, Juscimar da Silva, tratou de ‘Como a tecnologia vem impactando a eficiência no campo’. “Atuamos bastante com pesquisas, ofertamos muitas soluções aos produtores, mas temos pontos fracos. Um exemplo é que não temos fertilizantes suficientes para aumentarmos fortemente a produção de alimentosontrolado – LAAC e Membro do Hub Fosfatados. Temos que erguer novas rotas tecnológicas da indústri de fertilizantes”, criticou.

Na sequência, foi realizado o painel ‘Desafios, Inovação e Rentabilidade no Campo do HF’, com a participação Lauro Andrade, Sócio proprietário da empresa irmãos Andrade e produtor de tomate; Bianca Elis Cruz Silva, Agrônoma e Coordenadora de produção da Terra Viva; Tatiane da Cunha, Doutora em microbiologia e Coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da Terra Viva, e Fábio Henrique de Oliveira, produtor e Agrônomo da Cooper batata.

Todos foram unânimes em afirmar que o Brasil precisa ficar atento às preferências do consumidor e outras obrigações. “Responsabilidade, qualidade, combate ao desperdício, cuidado com o meio ambiente e entregado ótimos produtos ao cliente final”, defendeu Bianca Elis. “Penso em outras duas posturas urgentes. O negócio só vale se der dinheiro. A questão financeira é primordial. E precisamos mostrar a cara de nossas equipes, que estão produzindo a comida para os brasileiros e cidadãos do mundo”, reforçou Tatiane.

O AgriforLife ainda promoveu a fala de dois profissionais. Amauri de Goes Vieira, Gerente de Processos na MNS Comercio de Produto Agropecuário, falou sobre a ‘Confiança no Prato: Como o Garantir Alimentos de Excelência’, e a professora de Agronomia da Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Vanessa Galati, abordou o tema ‘Como Garantir Qualidade da Origem ao consumidor final – Tendências e desafios”.

plugins premium WordPress