Com novas autorizações, Brasil soma 453 mercados abertos desde 2023 e consolida protagonismo mundial no setor.
O agronegócio brasileiro deu mais um passo importante em sua estratégia de internacionalização com o anúncio de nove novas aberturas de mercado em quatro países: Estados Unidos, Irã, Santa Lúcia e Uruguai. O avanço é resultado de negociações sanitárias e fitossanitárias conduzidas em parceria pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Com as recentes conquistas, o Brasil alcançou a marca de 453 novos mercados abertos desde o início de 2023, fortalecendo sua posição como um dos maiores fornecedores globais de alimentos e produtos agroindustriais. Nos Estados Unidos, as autoridades autorizaram a importação de alimentos para cães com origem vegetal. O mercado norte-americano é um dos mais importantes parceiros do agronegócio nacional: entre janeiro e setembro de 2025, o Brasil exportou mais de US$ 9 bilhões em produtos agropecuários para o país.
O Irã, outro destino relevante, liberou a entrada de sementes de abobrinha e melancia brasileiras. No mesmo período, as vendas para o país superaram US$ 1,8 bilhão, com destaque para milho, derivados da soja e produtos do complexo sucroalcooleiro. Em Santa Lúcia, membro da Comunidade do Caribe (CARICOM), foi autorizada a exportação de carne bovina, suína e de aves, além de seus derivados. Entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil enviou mais de US$ 216 milhões em produtos agropecuários aos países da região.
O Uruguai também ampliou sua parceria comercial com o Brasil ao aprovar a importação de mudas de eucalipto, de oliveira e da planta ora-pro-nóbis. As exportações para o mercado uruguaio totalizaram mais de US$ 719 milhões no período, principalmente em proteína animal, produtos florestais, mate, fibras e têxteis.