Cooxupé confirma queda de produção em sua área de atuação

Cooperativa de café já iniciou colheita no Sul de Minas, cerrado mineiro e média mogiana do estado de São Paulo.

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé – Cooxupé anunciou nesta quinta-feira, 23 de maio, queda na expectativa de produção na safra deste ano, em sua área de atuação, que corresponde a mais de 200 municípios do Sul de Minas Gerais, cerrado mineiro e média mogiana do estado de São Paulo. A bienalidade do ciclo cafeeiro é um dos pontos considerados pela cooperativa.

Em um primeiro levantamento realizado antes da ocorrência da seca de janeiro e das chuvas de fevereiro, a Cooxupé estimava que a produção de seus cooperados em sua área de ação chegasse a 7.8 milhões de sacas de café tipo arábica. Depois desses meses e de uma nova revisão, a cooperativa estima produção de 7.6 milhões de sacas.

A Cooxupé ainda afirma a possibilidade de ter uma nova estimativa, com o início da colheita, confirmando queda na produção e perda de qualidade do café, ocasionadas pela antecipação do processo de maturação do café , pelas várias floradas irregulares ocorridas no ano passado, na área de atuação da Cooxupé e também por um inicio de colheita chuvoso.

Sobre o andamento da safra de seus cooperados, até o dia 17 de maio, foram colhidos 7,14% da produção total estimada (7.6 milhões de sacas). A Cooxupé possui mais de 14,5 mil cooperados.

Fonte: Assessoria de Imprensa