11 de maio de 2019

ANDAV e Frente Parlamentar do Agro SP

Para debater a elaboração de políticas públicas voltadas ao agronegócio no estado, foi realizada nesta segunda-feira (6/5), uma reunião conjunta entre a Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO), lançada na ocasião e que será composta por 70 parlamentares. O encontro, que ocorreu no auditório Teotônio Vilela, contou com a presença de deputados e representantes de entidades ligadas ao setor.

A nova frente parlamentar tem como objetivo traçar uma estratégia entre diversos parlamentares na discussão de temas como o seguro rural, Plano Safra, segurança no campo, conectividade e tecnologia, defesa sanitária e reformas tributária e previdenciária.

O presidente executivo da ANDAV, Henrique Mazotini, participou da reunião que contou com a abertura do presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB), que afirmou que o agronegócio tem sustentado a economia do país há um bom tempo. Iniciar esse debate é importante e o que for necessário para que esse setor se desenvolva ainda mais vai ter o apoio do legislativo estadual”.

Para o deputado Itamar Borges (MDB), presidente da nova associação de deputados e organizador do evento, “quando a agricultura cresce, outros setores produtivos importantes, como a indústria, também crescem”. O parlamentar ainda apresentou estatísticas do agronegócio no estado e destacou a contribuição do setor no Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo e do Brasil.

O deputado Fernando Cury (PPS), vice-presidente da SP-AGRO, destacou a necessidade de estabelecer uma pauta e um cronograma de trabalho. “Nessa legislatura, ficamos mais fortes. Com esse time, temos a oportunidade de fazer um belo trabalho”, disse.

“Estamos perdendo as esperanças, porque a economia está parada. Por esse motivo, precisamos engajar prefeitos e vereadores nessa luta, porque muitas cidades dependem da agricultura”, ponderou o deputado Barros Munhoz (PSB).

Na pauta estiveram assuntos de sensibilidade ao setor como: Seguro Rural, Defesa Fitossanitária, Segurança no Campo, Sanidade, Impostos Interestaduais, Aplicação Aérea e financiamento para Modeagro e Inovagro.

Além dos já citados, compareceram ao encontro os deputados estaduais Coronel Nishikawa, Delegado Olim, os deputados federais Baleia Rossi e Arnaldo Jardim e o presidente da comissão responsável pelo agronegócio na Câmara dos Deputados, Fausto Pinato. Também comparecerem no evento outras associações como a Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), representada por seu diretor, Ariel Antônio Mendes.

Fonte: ANDAV com informações da Comunicação da ALESP

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira