Uma empresa do GRUPO PUBLIQUE

Programa da ApexBrasil leva cooperativas ao mercado global em feira em Dubai

Compartilhe:

Cooperar para Exportar estreia internacionalmente na Gulfood 2026, nos Emirados Árabes Unidos, e projeta expansão das vendas externas do cooperativismo

 

A estreia internacional do programa Cooperar para Exportar, da ApexBrasil, marcou uma nova etapa na inserção do cooperativismo brasileiro no comércio exterior. A iniciativa realizou sua primeira ação global durante a Gulfood 2026, em Dubai, levando cooperativas nacionais à principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio.

A participação ocorre em um momento de expansão da presença brasileira no evento, que reúne compradores de diferentes regiões do mundo. Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o avanço é visível. “Eu posso dizer que o Brasil já é um sucesso na Gulfood 2026, aqui nos Emirados Árabes, porque nós dobramos o número de empresas brasileiras presentes nessa espécie de supermercado do Oriente. Trouxemos quase 200 empresas, a média antes era de 90. E a novidade nesta edição é que trouxemos cooperativas.”

Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e o presidente da Abiec, Roberto Perosa: participação ampliada

Lançado em dezembro de 2025, o programa prevê ações contínuas de capacitação, promoção comercial e participação em missões e feiras internacionais, com meta de atender 450 cooperativas brasileiras. Na edição deste ano da Gulfood, nove delas participaram diretamente da agenda internacional.

Segundo o gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Muller, a proposta é ampliar oportunidades para pequenos produtores organizados em cooperativas. “Estamos explicando para todo mundo sobre agricultura familiar e cooperativas do Brasil… e a expectativa é fechar negócios.”

Os produtos apresentados evidenciam a diversidade regional do país, incluindo derivados de mandioca, cafés especiais, frutas do semiárido, mel e açaí amazônico. Para Jussara Dantas, da Coopercuc, a feira abre portas importantes: “Já exportamos para a França, Áustria, Itália, Alemanha e agora estamos enviando para o Reino Unido”.

A avaliação da ApexBrasil é que a iniciativa amplia a visibilidade internacional do cooperativismo, agregando valor à produção e ampliando renda em comunidades rurais. “Queremos que mais e mais cooperativas conquistem mercados, aumentem sua competitividade e levem a qualidade dos nossos produtos para o mundo”, afirmou Jorge Viana.

Encontre na AgroRevenda