Com o tema ‘Você nasceu para dar certo’, o Painel da Mulher Cooperativista lotou a Arena Conexão do Agroleite na tarde desta terça-feira (05/08). A atividade, promovida pela Comissão Mulher Cooperativista Castrolanda, teve como principal atração a jornalista e mentora em comunicação Sirlei Benetti, fundadora do portal SouAgro.net, que já impactou mais de 150 mil pessoas com suas palestras motivacionais. O Agroleite é realizado pela cooperativa Castrolanda, em Castro, no Paraná, foi iniciado nesta terça-feira e segue até sexta-feira (08/08).
Antes da palestra, as membras da Comissão prestaram uma homenagem a Rosélia Gomes, que atuou por muitos anos na supervisão de relacionamento com o cooperado e era uma das participantes ativas do grupo. Rosélia faleceu neste ano e teve sua trajetória lembrada em uma cerimônia emocionante que contou com a presença de familiares, incluindo o seu filho.
Em sua fala, Sirlei trouxe uma reflexão profunda sobre autorresponsabilidade e o impacto das decisões na construção da felicidade e do sucesso. “Nós somos responsáveis pela nossa felicidade. Eu sei que muitas pessoas podem não concordar com isso, e eu compreendo, porque eu também já estive nesse lugar. Mas quando a gente começa a tomar decisões diferentes, com toda a nossa energia, tudo muda. Ninguém para uma pessoa que decide mudar de vida”, afirmou.
Sirlei destacou ainda que a autoconfiança nasce do sentimento de merecimento, e que sair da zona de conforto é o primeiro passo para prosperar. “Não somos culpadas por tudo que nos acontece, mas somos responsáveis pelo que fazemos com isso. Quando entendemos isso, conseguimos sair do papel de vítima e agir. E é isso que vim fazer aqui: provocar essa mudança nas mulheres.”
A Coordenadora da Comissão Mulher Cooperativista, Elizete Telles Petter, reforçou a relevância do evento. “Participar do Agroleite e ter o Painel da Mulher Cooperativista é de extrema importância, pois demonstra que o movimento conquistou respeito e admiração pelo trabalho realizado, não só na Castrolanda, mas também em nível estadual e nacional. É uma grande conquista das mulheres que atuam no agro.”
Segundo Elizete, a palestra trouxe uma mensagem poderosa de encorajamento. “Vivemos uma época em que as mulheres estão entendendo seu papel, mas ainda enfrentam paradigmas e falta de reconhecimento. Precisamos romper essas barreiras e lembrar que nascemos para dar certo. Mulheres, juntas temos força para conquistar, para sermos reconhecidas e respeitadas.”
A palestra foi aberta a todas as mulheres presentes no evento. O momento emocionou o público presente e reforçou a importância do espaço feminino na cadeia do leite e no agronegócio como um todo.
Programação de quarta-feira
09h00 às 12h00 – Seminário do Leite
Arena Conexão – Plenária Principal
“Quando as vacas falam e ninguém escuta”, com Ricardo Chebel
“Muito além do esperado: o poder da liderança”, com Sérgio Soriano
13h30 às 16h15 – Fórum da Suinocultura
Arena Conexão – Plenária Principal
“Panorama e perspectivas globais”, com Alexandre Furtado da Rosa
“Pontos inegociáveis da produção”, com Paulo Eduardo Bennemann
Sexta-feira
10h30 às 12h30 – Fórum da Agricultura
Arena Conexão – Plenária Principal- “Impactos do cenário global e nacional no agronegócio brasileiro”, com o ex-Ministro da Economia Paulo Guedes
15h00 às 17h00 – Painel da Ovinocultura
Arena Conexão – Plenária Agro
“Seleção e melhoramento genético na ovinocultura comercial”, com Nelson Bernardi Junior
Agroleite 2025 – O Agroleite 2025, vitrine da tecnologia da cadeia do leite da América Latina, acontece dos dias 05 a 08 de agosto em Castro, a Capital Nacional do Leite, no Castrolanda Expo Center e Parque Dario Macedo. Na edição em que comemora 25 anos, o evento contará com mais de 350 expositores, um crescimento de mais de 10% em relação a edição de 2024. A Castrolanda, realizadora do evento, espera um público de 160 mil visitantes durante os quatro dias de exposição. Todas as informações da programação são divulgadas no site www.agroleitecastrolanda.com.br, no aplicativo Meu Agroleite e nas redes sociais @agroleitecastrolanda. O evento é aberto ao público e gratuito.