OCB leva líderes de órgãos federais para conhecer cooperativas mineiras

Compartilhe:

Minas Gerais foi uma das seis unidades da federação escolhidas para recepcionar a comitiva do programa Conhecer para Cooperar, iniciativa do Sistema OCB.

 

A melhor maneira de entender o cooperativismo é vendo de perto a transformação que ele gera nas comunidades. Justamente por isso, o Sistema OCB convidou um grupo com 45 representantes do Banco Central, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ministérios federais para conhecer São Roque de Minas — cidade com cerca de 7 mil moradores, localizada a cinco horas da capital mineira, referência em reconstrução territorial por meio do cooperativismo.

A visita faz parte da quinta etapa do Conhecer para Cooperar – Ramo Crédito, programa de relações institucionais do Sistema OCB para aproximar representantes dos Três Poderes da República ao nosso modelo de negócios. Nesta edição, o foco foi apresentar o ramo Crédito para os órgãos reguladores e autarquias ligadas ao setor. Por ser o Estado com o maior número de cooperativas de crédito do Brasil (181) e um dos mais fortes neste ramo, Minas Gerais foi uma das seis unidades da federação escolhida para receber a comitiva do programa, junto com Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Brasília. Em terras mineiras, a iniciativa contou com o total apoio do Sistema Ocemg, que teve participação estratégica na logística e no sucesso da programação.

O grupo que esteve em São Roque de Minas, nos dias 23 e 24 de setembro, visitou a sede do Sicoob Sarom e da Cooperativa Educacional Sarom (CES), que alia educação e cooperativismo. Nesses encontros, os representantes dos órgãos federais puderam conhecer de perto o papel das cooperativas financeiras no desenvolvimento econômico e social, observando como a atuação local impacta diretamente a vida das pessoas e a dinâmica da comunidade. Eles também assistiram a uma apresentação institucional sobre a força do cooperativismo mineiro realizada pelo analista de Relações Institucionais do Sistema Ocemg, Mathaus Silva.

“Estar aqui em São Roque de Minas e vivenciar o trabalho das cooperativas nos ajuda a entender quem são as pessoas por trás dessas instituições e o quanto elas impactam positivamente o território em que atuam”, afirmou Carolina Pancotto Bohrer, chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central. “É uma oportunidade de olhar para além dos números e reconhecer transformações concretas na sociedade”.

Para Clara Maffia, gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, a passagem da comitiva por Minas Gerais foi essencial para demonstrar, na prática, a força do cooperativismo na transformação local. “Foi muito importante conhecer a experiência do Sicoob Sarom e da Cooperativa Educacional Sarom, e ver de perto o quanto essas iniciativas estão mudando a realidade da cidade”, afirmou. “As pessoas estão permanecendo no território, desenvolvendo a economia local e tudo isso por meio do cooperativismo”.

Confira depoimentos sobre a visita:

“Cada etapa do programa Conhecer para Cooperar amplia a compreensão de como o cooperativismo de crédito se estrutura e responde às demandas da sociedade. Essa vivência em campo é essencial para fortalecer a construção conjunta de políticas públicas que possam gerar impacto positivo para os cooperados e para o país.” Clara Maffia, gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB

“Foi uma honra imensa receber a comitiva do Conhecer para Cooperar. Acho que todos saíram encantados, especialmente ao conhecer os alunos da Cooperativa Educacional Sarom e ver de perto como o cooperativismo já faz parte da rotina das escolas do município. De forma lúdica, nossas crianças vivenciam o cooperativismo na prática e, certamente, serão os grandes líderes do futuro, aqui na região.” João Carlos Leite, presidente do Sicoob Sarom

“O diálogo com instituições federais amplia os aprendizados e fortalece a construção de políticas públicas alinhadas às realidades locais.” Mathaus Silva, analista de Relações Institucionais do Sistema Ocemg

“A gente estuda cooperativismo nas aulas de cultura de cooperação. Ser presidente me ensinou a organizar, decidir junto e entregar resultado. É algo que a gente leva pra vida.” Ana Rita, estudante da Cooperativa Educacional Sarom e atual presidente da cooperativa mirim da instituição

 

Um pouco de história – São Roque de Minas foi escolhido como destino do Conhecer para Cooperar por ter passado por uma forte retração econômica nos anos 1990, quando perdeu sua única instituição financeira. Na época, as estradas eram precárias e a economia era basicamente de subsistência. Para piorar a situação, não havia escola de ensino médio na região, o que obrigava os adolescentes a se mudarem para estudar em cidades maiores. São Roque foi envelhecendo e o cenário era desanimador. Até que um grupo de agricultores se uniu para fundar a então Saromcredi (atual Sicoob Sarom).

A instalação da cooperativa alavancou o desenvolvimento do comércio, da prestação de serviços e da produção agrícola. E além de oferecer serviços bancários completos, o Sicoob Sarom passou a investir no desenvolvimento local. Eles ajudaram, inclusive, na constituição de uma cooperativa para oferecer educação de qualidade aos jovens da região, diminuindo o êxodo rural. Resultado? O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local — indicador que mede a qualidade de vida, da renda, da educação e da saúde de uma população — que era de 0,4 pontos, em 1991, saltou para 0,672 em uma década. A escala varia de 0 a 1 e, quanto maior o número, melhores as condições de vida da população. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE).