Além da apresentação oficial do espaço, colaboradores realizaram uma emocionante despedida a Renato Greidanus, que presidiu a cooperativa por 18 anos.
Os diretores-presidentes dos Conselhos de Administração da Cooperativa Frísia foram eternizados na inauguração da Galeria dos Presidentes, espaço especial criado para homenagear os gestores da cooperativa ao longo dos 100 anos. A apresentação oficial da galeria, que fica na sala da diretoria, na matriz em Carambeí (PR), é parte das celebrações do centenário da Frísia.
“Essa homenagem integra as comemorações do centenário, mas também valoriza a história da cooperativa, eternizando os presidentes que estiveram à frente dela ao longo dos 100 anos”, afirma o presidente da Frísia, Geraldo Slob. O evento de inauguração teve presença dos ex-presidentes Renato Greidanus, Dymphnus José Christoffel de Geus, Dick Carlos de Geus e Franke Dijkstra, e familiares dos ex-presidentes Willem de Geus e Keimpe van der Meer (falecidos).
Após a inauguração, houve um almoço entre a atual diretoria do Conselho de Administração e os ex-presidentes e ex-diretores da cooperativa. Foram entregues troféus aos ex-presidentes, e participantes do encontro também receberam cópias do livro de crônicas dos 100 anos da Frísia, “Histórias que contam a história”.
Longos aplausos – O ex-presidente Renato Greidanus, ao se despedir da direção do Conselho de Administração, recebeu uma longa salva de palmas dos colaboradores da Frísia. Ao sair da sala da diretoria, acompanhado de sua esposa Hilly, Greidanus cumprimentou e se despediu de centenas de colaboradores em cada andar do prédio. Na saída, uma fila o aguardava para um último momento de saudação.
Ao final, ele se encontrou com suas filhas, genros e netos. O coral da Frísia, formado por colaboradores e cooperados, também se apresentou em homenagem ao ex-presidente. Greidanus foi presidente da Frísia por 18 anos, desempenhando papel fundamental no crescimento, expansão das atividades, industrialização e no sistema de intercooperação.