Uma empresa do GRUPO PUBLIQUE

Agroleite vai debater monitoramento de vacas

Compartilhe:

Palestra durante o Agroleite discutirá como transformar dados de comportamento animal em decisões mais precisas nas fazendas leiteiras

 

A transformação dos dados gerados por sistemas de monitoramento em decisões práticas de manejo será um dos temas em destaque no Agroleite 2026, que será realizada pela cooperativa Castrolanda de 3 a 7 de agosto, em Castro (PR). Durante o evento, a Nedap promoverá uma palestra voltada à aplicação das informações coletadas sobre comportamento animal para melhorar a reprodução, a saúde e a eficiência produtiva das fazendas leiteiras. A proposta reflete uma mudança no uso das tecnologias de pecuária de precisão: mais do que registrar informações, o desafio passa a ser convertê-las em ações capazes de gerar resultados econômicos.

Os sistemas de monitoramento acompanham continuamente indicadores como atividade, ruminação, alimentação e períodos de inatividade das vacas. A partir desses registros, são gerados alertas que auxiliam na identificação de cio, alterações de comportamento e possíveis problemas sanitários. Segundo Anna Luiza Belli, médica-veterinária e gerente da Nedap no Brasil, o valor da tecnologia está na capacidade de transformar esses dados em decisões mais precisas para a rotina da propriedade. “Mais do que receber um alerta, o produtor precisa entender o que aquela informação representa e qual decisão pode ser tomada a partir dela”, afirma.

Na área reprodutiva, por exemplo, o acompanhamento contínuo permite avaliar não apenas a ocorrência do cio, mas também sua intensidade e o momento mais adequado para a inseminação. Já na sanidade, alterações nos padrões de alimentação, ruminação, atividade ou sinais de estresse térmico podem indicar precocemente que determinado animal necessita de atenção, possibilitando intervenções antes que o problema comprometa a produção.

Esses aspectos serão abordados na palestra “Como otimizar o uso dos monitores de comportamento em vacas leiteiras”, ministrada pelo professor Ronaldo Luis Aoki Cerri, do Programa de Biologia Aplicada da University of British Columbia, em Vancouver. A apresentação reunirá resultados de pesquisas científicas sobre monitoramento eletrônico, discutindo temas como intensidade do cio, taxas de concepção, definição do melhor momento para inseminação e experiências de fazendas que incorporaram essas ferramentas ao manejo diário.

O encontro integra a iniciativa internacional Spark’26 Event on Cow Monitoring, promovida pela Nedap em grandes eventos da cadeia leiteira mundial, como a World Dairy Expo, nos Estados Unidos, e a EuroTier, na Alemanha. No Brasil, a proposta busca aproximar pesquisas acadêmicas da realidade das propriedades, mostrando como a interpretação adequada das informações pode contribuir para melhorar o desempenho produtivo e reprodutivo dos rebanhos.

A evolução da pecuária leiteira tem ampliado o volume de informações disponíveis nas fazendas, mas a competitividade dependerá cada vez mais da capacidade de transformar esses dados em decisões rápidas e assertivas. Nesse cenário, tecnologias de monitoramento tendem a consolidar seu papel como ferramentas de gestão, auxiliando produtores a reduzir perdas, aumentar a eficiência do manejo e melhorar a rentabilidade da atividade.

 

plugins premium WordPress

Encontre na AgroRevenda