O ano de 2025 promete ser um marco para o setor cooperativista, especialmente para aqueles que estão dispostos a abraçar a inovação e transformar seus processos. Com o avanço da tecnologia e as novas demandas do mercado, as cooperativas precisam se adaptar rapidamente para manter sua relevância e competitividade.
Diante disso, algumas tendências podem impulsionar ainda mais esse segmento, que segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro, movimentou somente em 2023, em receitas, o montante de R$ 692 bilhões. O volume representou o equivalente a 6,35% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
De acordo com Michel Breyer, Product Owner do Agronegócio na Senior Sistemas, embora pareça óbvio, as parcerias estratégicas são cada vez mais fundamentais. Isso porque com a globalização e a competitividade no setor, essa pode ser uma maneira eficaz de melhorar o acesso a novos mercados, compartilhar recursos e conhecimentos, além de fortalecer a presença.
Além disso, a integração entre cooperativas permitirá uma maior capacidade de negociação, redução de custos operacionais e uma melhor resposta às demandas do mercado. “Ao trabalhar de forma mais conectada, as cooperativas poderão enfrentar desafios e gerar mais valor para seus associados”, destacou.
Outra importante tendência crescente para as cooperativas é a implementação de plataformas digitais de comércio e negociação direta. Com o aumento da digitalização no setor, essas organizações poderão utilizar essas ferramentas para conectar diretamente seus membros a compradores e fornecedores, eliminando intermediários e tornando as transações mais eficientes.
Essas plataformas também possibilitam transparência nas negociações, melhor acompanhamento de preços e uma comunicação mais ágil entre todas as partes envolvidas. “Essas mudanças ajudarão as cooperativas a maximizar o lucro dos seus associados e ampliar seu alcance no mercado, aproveitando a tecnologia para simplificar processos comerciais”, destaca Breyer.
Cloud como braço da gestão – O uso de soluções em cloud computing tem transformado a gestão nas cooperativas, trazendo mais agilidade, eficiência e segurança para suas operações. A tecnologia permite o armazenamento e acesso a dados em tempo real, otimizando processos como controle financeiro, rastreabilidade de produtos, gestão de associados e planejamento estratégico.
Além disso, a cloud facilita a integração entre diferentes filiais e setores, promovendo maior colaboração e tomada de decisões baseadas em dados. Para cooperativas agrícolas, por exemplo, essa tecnologia pode melhorar o monitoramento das safras, o gerenciamento de estoques e a comunicação com os associados, contribuindo para uma gestão mais moderna e competitiva no mercado.
Automação dos processos – Diante do aumento da complexidade das atividades agrícolas e a necessidade de aprimorar a eficiência, a importância da automação dos processos se faz cada vez mais necessária. Recursos como sistemas de gestão integrados, inteligência artificial e análise de dados podem mudar a forma como cooperativas administram a produção, estoque e distribuição.
Segundo Breyer, a automação ajudará a reduzir erros, otimizar recursos e aumentar a produtividade, permitindo que as cooperativas se adaptem mais rapidamente às mudanças do mercado e tomem decisões mais assertivas, baseadas em dados concretos. “O cooperativismo tem se destacado como um diferencial competitivo no agronegócio, presente em toda a cadeia produtiva. Ao incorporar inovação e gestão, contribuímos para que as cooperativas integrem suas operações, aumentem a eficiência operacional e reduzam custos, criando um ambiente mais ágil e competitivo”, pontuou o profissional.
Ainda de acordo com o profissional da Senior, o sucesso das cooperativas estará diretamente ligado à sua capacidade de inovar e se adaptar. “Adotar novas tecnologias e fortalecer a colaboração são caminhos essenciais para garantir não apenas a sobrevivência, mas também o crescimento e a relevância do cooperativismo no Brasil e no mundo. Agora é o momento de agir”, finalizou Breyer.
Sobre a Senior – A Senior Sistemas oferece um portfólio completo que abrange todas as etapas da cadeia produtiva em setores estratégicos da economia, como Agronegócio, abrangendo setores como cooperativas e revendas. Com 35 anos de excelência, Senior transformou a gestão de mais de 13 mil empresas de médio e grande porte no Brasil e em outros países da América Latina. Com 11 filiais e três mil colaboradores no Brasil e no exterior, a Senior mantém 160 canais de distribuição e cresce acima de 20% ao ano em receita líquida há cinco anos consecutivos. Para mais informações, visite www.senior.com.br.