A maior cooperativa de crédito em ativos financeiros do país recebeu, na última semana de maio, a classificação de risco da Fitch Ratings em AA+(bra), o que a coloca em um seleto grupo de instituições financeiras altamente sólidas que atuam no Brasil.
Em 29 de maio de 2024, a Credicitrus teve sua nota de classificação de risco majorada pela Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, tendo seu Rating Nacional de Longo Prazo elevado para ‘AA+(bra)’, afirmando seu Rating Nacional de Curto Prazo em ‘F1+(bra)’. Essa nota é um marco, pois demonstra a qualidade de ativos e o perfil de captação e liquidez da Cooperativa, posicionando-a em um seleto grupo de instituições financeiras, o que evidencia a confiança e o relacionamento dos cooperados com a Credicitrus.
Segundo o relatório divulgado pela Fitch, a elevação da nota da Credicitrus reflete o fortalecimento do perfil de negócios da Cooperativa, sustentado pela expansão da oferta de produtos e serviços aos cooperados. Os ratings nacionais da Credicitrus equilibram a força regional de sua franquia cooperativa, que sustenta uma rentabilidade consistentemente mais forte do que a média do setor, sua capitalização sólida e a qualidade de ativos e perfis de captação e liquidez adequados. “A classificação atribuída à Credicitrus reflete o fortalecimento do nosso modelo de negócios, o cooperativismo de crédito e, principalmente, se torna reflexo da nossa relação com os cooperados, que visa o crescimento e desenvolvimento dos associados, da Cooperativa e da comunidade”, afirma o Presidente do Conselho de Administração da Credicitrus, Marcos Lourenço Santin.
A Fitch Ratings ressalta que os padrões de subscrição da Credicitrus são bem articulados em termos de sofisticação. Este fator contribui para manter colchões de capital bem acima dos mínimos regulatórios e considera que a Cooperativa manterá índices de capitalização fortes e superiores aos de seus pares. “Na Credicitrus, priorizamos solidez e segurança, aderindo à altos padrões de gestão de riscos e compliance. Nossa governança sólida e os princípios do cooperativismo são os fundamentos que orientam todas as nossas decisões”, comenta a diretora de governança, riscos e compliance, Denise Almeida.
A agência reforça que a Credicitrus mantém boa geração interna de capital e grande volume de sobras. A carteira de empréstimos é altamente pulverizada e com adequado nível de garantias, reduzindo as perdas financeiras. Fábio Fernandes, diretor de negócios da Credicitrus, enfatiza: “Cooperado forte, Cooperativa forte! Essa é a máxima da Credicitrus, por isso, em todas as nossas ações comerciais e de relacionamento com os cooperados sabemos que o protagonista é o associado, pois é desta relação que fortalecemos os princípios do cooperativismo, a Credicitrus e a comunidade em que atuamos”.
Os principais fundamentos do Rating analisados para a classificação da nota são: Forte Franquia Regional; Perfil de Negócios Adequado; Perfil de Risco Conservador; Inadimplência Controlada; Forte Rentabilidade; Elevada Capitalização; Captação e Liquidez Confortável. “Os indicadores da Credicitrus refletem robustez, pois oferecemos aos nossos associados mais do que um portfólio completo de produtos e serviços financeiros, buscamos vivenciar em todas as nossas relações o propósito da Credicitrus de ‘somar forças para gerar prosperidade, transformar vidas e desenvolver a comunidade’”, afirma o Presidente Executivo da Credicitrus, Walmir Segatto.
O relatório da Fitch está disponível no site: Fitch Upgrades Credicitrus National Rating to ‘AA+(bra)’; Outlook Stable (fitchratings.com) acesse e saiba mais.