Evento de referência na pecuária leiteira nacional atende solicitação dos expositores e passa a ter calendário mais favorável.
A tradicional ExpoFrísia, um dos principais eventos do país voltados à pecuária leiteira, terá nova data a partir de 2026. A feira, que chega à sua 19ª edição, deixa o calendário de abril e será realizada de 12 a 14 de novembro, no Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR).
De acordo com Eduardo Ichikawa, gerente executivo de Pecuária da Cooperativa Frísia, a decisão surgiu a partir de um pedido dos próprios expositores. “A nova data permite um preparo melhor dos animais ao longo do ano, além de existir uma maior chance de disponibilidade pela concentração de partos no inverno”, explica.
O intervalo maior entre os principais eventos leiteiros da região — ExpoFrísia, Expoleite e Agroleite — também foi um fator determinante para a mudança. “Considerando eventos como ExpoFrísia, Expoleite e Agroleite, o criador passa a ter um intervalo maior entre as feiras, o que facilita o planejamento”, completa Ichikawa.
Além da reorganização do calendário, o novo período traz benefícios práticos para os produtores da região dos Campos Gerais. “Em meados de novembro, o milho e a soja já estão plantados, e os agricultores têm uma janela de atividades melhor. Novembro é ainda uma época de pico de lactação, o que amplia as opções de animais em destaque para participar da feira”, observa o executivo.
Com entrada e estacionamento gratuitos, a ExpoFrísia se consolidou como um ponto de encontro entre produtores, técnicos e empresas do setor, reunindo o que há de mais atual em genética, manejo e tecnologia para produção de leite. A programação inclui julgamentos da raça holandesa, o Clube de Bezerras — voltado à formação de jovens criadores — e a Copa dos Apresentadores, competição que envolve cooperativas parceiras.
A mudança reforça o caráter dinâmico de uma feira que acompanha a evolução do setor e da própria Frísia Cooperativa Agroindustrial, que em 2025 completa 100 anos de história. Fundada em Carambeí (PR) em 1925, a Frísia é a mais antiga cooperativa de produção do Paraná e a segunda do Brasil, reunindo mais de mil cooperados e 1,2 mil colaboradores. Suas atividades abrangem grãos, lácteos, florestas, rações, sementes e proteína animal, com presença em 11 municípios paranaenses e três cidades do Tocantins.


