Evento com núcleos da entidade reuniu mais de 600 lideranças e reforçou a importância de ações conjuntas e da inovação no setor.
O cooperativismo paranaense mostrou sua força e capacidade de mobilização ao reunir 610 lideranças de 55 cooperativas na 66ª edição dos Encontros de Núcleos Cooperativos do Sistema Ocepar, que encerrou sua rodada de reuniões na última quinta-feira (16/10), em Cascavel. O evento, sediado na Associação Atlética dos Funcionários da Coopavel e organizado pela Cotriguaçu, teve a presença de representantes dos sete ramos cooperativistas: agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, consumo e trabalho.
Para o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o alto número de participantes confirma a relevância da iniciativa. “É a nossa 66ª reunião, desde 1991, e sua alta adesão mostra que o cooperativismo está pronto, de forma viva, organizada e moderna, para os desafios que estão vindo por aí, nesse mundo conturbado que estamos vivendo.”
Entre os principais temas discutidos em Cascavel, a intercooperação teve destaque como estratégia para reduzir custos, ampliar a eficiência e acelerar a adoção de tecnologias. “Estamos atentos a melhorar e estimular, cada vez mais, as alianças. Vamos buscar soluções conjuntas para aprimorar o uso da inteligência artificial e também de nossas habilidades humanas”, afirmou Ricken. A inovação também foi tema da apresentação do professor Carlos Eduardo Zacarki, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que convidou as cooperativas a participarem da Food Valley, projeto em desenvolvimento que busca ser “a inteligência artificial do agronegócio paranaense”.
Compromisso social – Além de estratégias de mercado, o evento destacou a importância de ações sociais. A secretária estadual Leandre Dal Ponte apresentou o selo da ABNT de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, que reconhece empresas e cooperativas comprometidas com ambientes seguros e igualitários. “É um selo que garante que a cooperativa certificada tem iniciativas que criam ambientes seguros para as mulheres”, disse Dal Ponte. A proposta recebeu apoio unânime dos participantes.
A rodada de encontros passou por Guarapuava, Pato Branco e Ubiratã antes de ser concluída em Cascavel. Também foi aprovada a realização das pré-assembleias de 2016, com eventos previstos em março em Witmarsum (município de Palmeira), Francisco Beltrão, Campo Mourão e Campo Largo.