Balanço de 2024 foi apresentado na AGO no último sábado (22), em Carambeí (PR); encontro também oficializou a nova diretoria para o triênio 2025-27.
A Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Cooperativa Frísia, ocorrida no sábado (22/02), foi marcada pela emoção e história de trabalho e dedicação no centenário. O encontro reuniu cooperados e colaboradores no Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR), onde foi anunciado o faturamento do ano anterior em R$ 5,79 bilhões. O encontro também teve diversas ações em comemoração aos 100 anos da cooperativa, sendo oficializada a nova diretoria do Conselho de Administração para o triênio 2025-27 e eleita a nova composição do Conselho Fiscal.
No ano passado, a Frísia, que tem 12 unidades no Paraná e duas no Tocantins, contou com o recebimento de 826,8 mil toneladas de grãos em seus armazéns; 326,2 milhões de litros de leite produzidos (alcançando pela primeira vez a marca de 1 milhão de litros por dia); 27,9 mil toneladas de carne suína; e 73,04 toneladas de produção florestal. A cooperativa conta com 1.077 cooperados (938 no Paraná e 139 no Tocantins) e 1.256 colaboradores.
Mesmo em um ano com oscilação climática e custos elevados, a cooperativa investiu R$ 53,7 milhões em melhorias em unidades no Paraná e Tocantins, como um novo escritório de insumos em Carambeí, barracões climatizados nas Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS) em Ponta Grossa e Tibagi (PR) e obras nos armazéns e secadores de grãos em Paraíso do Tocantins e Dois Irmãos do Tocantins.
Entre as novidades do ano está a inauguração da Unidade de Engorda de Bovinos, em Carambeí, iniciativa que visa oferecer eficiência e sustentabilidade no manejo de gado de corte, com 700 animais confinados.

Nova diretoria – Na AGO 2025 foi definida a nova diretoria do Conselho de Administração da Frísia para os próximos três anos. São eles: Geraldo Slob, como novo presidente do Conselho; Henrique Degraf, como vice-presidente Agrícola; Raphael Cornelis Hoogerheide, vice-presidente Pecuária de Leite; Wilant van den Boogaard, vice-presidente Pecuária de Suínos; Diego Dijkstra (conselheiro vogal); Luiz Henrique de Geus (conselheiro vogal); e Roderik Wouter van der Meer (conselheiro vogal). novo presidente da Frísia, Geraldo Slob, é engenheiro agrícola formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e cooperado desde dezembro de 1978, na atividade agrícola. Ele já atuou no Comitê Agrícola, Conselho Fiscal, Conselho de Administração (desde 2019) e ocupava o cargo de vice-presidente Agrícola.
Os cooperados presentes ainda receberam em mãos o livro de crônicas dos 100 anos da Frísia. “Histórias que contam a história” está dividido em quatro capítulos, cada um dedicado a um período de 25 anos (1925-1950, 1950-1975, 1975-2000 e 2000-2025), abrangendo um total de 100 anos (1925-2025). Além do livro, eles também receberam o relatório de gestão do ano de 2024.
Outra novidade foi a primeira apresentação do Coral da Frísia, formado por colaboradores e cooperados, que emocionou o público ao cantarem o hino do centenário da cooperativa. Também foram homenageados os cooperados com 50 anos de associação.
Despedida – A AGO do centenário também contou com a despedida de Renato Greidanus como presidente da Frísia, após 18 anos no cargo. Ele foi homenageado pelo empenho, trabalho e liderança nessas quase duas décadas, com o recebimento de um troféu, um emocionante vídeo e o legado de ter participado ativamente no progresso, inovação e resultados da Frísia.
Na manhã de sábado também foi apresentado um balanço das ações, projetos e investimentos que protagonizou no período de mandato, como a industrialização da cooperativa, pioneirismo no Tocantins e o sistema de intercooperação.
“É um orgulho poder ter participado da cooperativa por 18 anos. Eu aprendi muito durante essa minha jornada aqui, sempre com pessoas muito boas ao meu lado. Isso, com certeza, é algo fundamental. A gente não consegue construir nada se não tiver pessoas muito boas, muito parceiras, que conhecem as atividades para auxiliar na tomada de decisão. Gostaria de convidar os nossos colaboradores, se puderem vir a frente, e dizer a minha gratidão por todo o carinho. A cooperativa é uma extensão das nossas propriedades e juntos nós podemos muito mais. Juntos somos mais fortes”, afirmou o então presidente Renato Greidanus.
Ao fim, José Roberto Ricken, presidente executivo do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Sistema Ocepar), destacou as características de Greidanus à frente da Frísia e reforçou as homenagens para o centenário da cooperativa, como um evento em julho na Assembleia Legislativa do Paraná.
Sobre a Cooperativa Frísia – Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga de produção do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Sua trajetória se confunde com a do cooperativismo brasileiro, em que a união, o trabalho e a organização promovem resultados sustentáveis aos cooperados, colaboradores, parceiros e sociedade, sempre aplicando os sete princípios cooperativistas. A Frísia nasceu em Carambeí (PR), em 1925, como Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios, onde está localizada a matriz. Atualmente, está presente em 11 municípios dos Campos Gerais paranaense e possui unidades em duas cidades do Tocantins, estado onde começou as atividades em 2016. São mais de mil cooperados e mais de 1,2 mil colaboradores que fazem da Frísia uma das maiores cooperativas do Brasil, com atividades nos segmentos de grãos, lácteos, florestas, rações, sementes e proteína animal. Mesmo inovadora e atualizada às rápidas mudanças no campo, a Frísia mantém a sua essência traduzida em “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”! Saiba mais em frisia.coop.br.