Cooperativas são aliadas do produtor nas estratégias de mercado

Compartilhe:

WhatsApp Image 2025-02-13 at 12.32.16

Mais integração, apoio à sucessão, diversificação de culturas e novas oportunidades de negócios são alguns caminhos de apoio das cooperativas aos agricultores

Em um mercado cada vez mais competitivo e um clima desafiador, o produtor rural precisa ter segurança desde a semeadura até a comercialização. As cooperativas, nesse processo, têm um papel fundamental, apoiando o agricultor na sua tomada de decisão e oferecendo a ele todo suporte para novas possibilidades. Esse foi o destaque do painel sobre “como as cooperativas podem ser aliadas estratégicas dos produtores rurais no novo cenário do agronegócio”, que aconteceu nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, no espaço digital do Show Rural, em co-autoria do Grupo Conecta com a Coopavel.

De acordo com o Anuário do Cooperativismo 2024, divulgado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Brasil tinha 1.179 cooperativas do agronegócio até o final de 2023. Isso representa a maior parte das cooperativas do país. E o papel das cooperativas supera o da precificação e comercialização do que é produzido pelos cooperados. Elas também possibilitam a eles conhecimento e formação pessoal e profissional.

As cooperativas do agronegócio fazem um papel social muito importante por meio de comitês para jovens, mulheres e homens. É importante que toda a família esteja alinhada, para que a propriedade cresça, bem como a cooperativa e todo o agronegócio. “Quando todos estão nivelados no mesmo conhecimento, a propriedade cresce, a cooperativa se fortalece e o agro se desenvolve”, afirmou Rosnei Alberto Soder, Diretor Executivo da Copercampos, durante a participação no Show Rural.

Um dos temas debatidos no evento foi a importância da sucessão dentro das propriedades e o quanto o produtor rural deve buscar integração e diversificação, para ampliar oportunidades de negócios. Simoni Nehues, Conselheira Administrativa da Lar Cooperativa, é um exemplo disso. Ela precisou entrar em um processo de sucessão com apenas 12 anos após a morte do pai, tendo de encarar uma realidade muito difícil e sem preparo algum. “As cooperativas oferecem a segurança que precisamos”, disse.

A palestrante Luciana Martins, conselheira de grandes empresas do agro, abriu o evento com uma palestra sobre o atual cenário da economia mundial e as perspectivas para o agronegócio brasileiro. “Estamos vivendo em um mundo globalizado e precisamos entender e aprender a gerenciar aquilo que podemos ter controle. Apesar de tantos desafios econômicos, o Brasil vai continuar crescendo Somos a melhor opção entre os países emergentes”, afirmou.

O evento também contou com a participação do produtor rural Claudinei Frediani Junior, um dos fundadores do Núcleo Agro da XP Investimentos. “O produtor tem que ter estratégias para comercializar seus produtos. Ele precisa aprender a fazer a gestão dos riscos de mercado e hoje ele encontra várias formas de fazer isso”, afirmou.

A Road Trip é uma extensão do Congresso Conecta Agro (CCAgro), que ocorrerá em julho de 2025 e reunirá, de forma inédita, os principais eventos promovidos pelo Grupo Conecta: Top Farmers, Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA), Encontro de Gestão dos Cafeicultores, além de dois novos encontros: Mega Pec, focado em grandes pecuaristas e indústrias do setor, e o Fórum da Cana, que integrará produtores de cana, usinas e cooperativas.

O evento seguirá pelos principais encontros do agro ao longo do ano, como Expodireto Cotrijal e Agrishow, consolidando-se como um espaço de discussão estratégica e formulação de caminhos para o futuro do setor. O objetivo é levar capacitação e conhecimento para o campo através de uma programação especial em co-criação entre Grupo Conecta e os organizadores das grandes feiras e eventos agropecuários.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.