Parceria entre Finep e OCB integra oficialmente o cooperativismo às linhas do FNDCT e amplia financiamento para pesquisa, tecnologia e transformação digital
O cooperativismo brasileiro deu um passo decisivo para ampliar sua presença no ecossistema nacional de inovação. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) firmaram, em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica que abre caminho para o acesso direto das cooperativas às linhas de financiamento voltadas à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação.
A parceria estabelece ações conjuntas para facilitar o uso dos instrumentos da Finep por cooperativas regularmente registradas na OCB. Entre as iniciativas previstas estão capacitações técnicas, realização de eventos, disseminação de informações estratégicas e apoio à utilização das plataformas digitais da agência. O objetivo é estimular investimentos com impacto direto na produtividade, na sustentabilidade e na competitividade do setor.
O acordo ganha relevância em um novo ambiente regulatório. Desde agosto de 2025, com a sanção da Lei nº 15.184, as cooperativas passaram a ser oficialmente incluídas entre as entidades beneficiárias do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), ampliando o alcance do financiamento público para projetos de inovação.
Segundo o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, a iniciativa representa um marco para o fortalecimento do cooperativismo. “Ampliar o acesso ao crédito para cooperativas, viabilizado pela liberação integral dos recursos do FNDCT e pela mudança legislativa, representa um marco para o fortalecimento do cooperativismo no Brasil”, afirmou, destacando o papel do setor na geração de riqueza, inclusão social e enfrentamento dos desafios tecnológicos.
Na avaliação da presidente da OCB, Tania Regina Zanella, a cooperação deve impulsionar a atuação das cooperativas em ciência, tecnologia e inovação. “Temos convicção de que o acordo de cooperação com a Finep estabelecerá um novo marco para o desenvolvimento tecnológico do país tendo as cooperativas como protagonistas”, ressaltou.




