Coagro e Coaprocor são destaques no Anuário da Agricultura Familiar 2025

Compartilhe:

Captura de Tela 2025-02-26 às 16.03.19

O Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar 2025 chega à sua 10ª edição, com um capítulo dedicado ao papel do cooperativismo. Do Paraná, as cooperativas Agroindustrial Coagro  e Agroindustrial de Corumbataí do Sul (PR) e região  Coaprocor  ganharam atenção especial por terem os produtores da agricultura familiar como responsáveis por sua principal base.

A publicação destaca a Coagro como importante geradora de desenvolvimento na região sudoeste do Paraná, com sua atuação voltada às atividades de recebimento, limpeza, secagem, armazenamento e comercialização de soja, milho e trigo, além da venda de insumos, como sementes, adubos e defensivos. Com mais de 4 mil associados, sendo mais de 65% de agricultores familiares, a Coagro também é apontada como importante referência na região pela fabricação e comercialização de rações, concentrados e suplementos minerais com foco no gado leiteiro e assistência técnica.

Da região centro-noroeste do Paraná, a Cooperativa Agroindustrial de Corumbataí do Sul / PR e região – Coaprocor  é retratada por sua participação junto aos 650 produtores, de mais de 25 municípios. Com foco principal na produção e comercialização de frutas in natura, congeladas e transformadas em sucos e polpas congeladas, a cooperativa atua fortemente nos processos de reconhecimento e certificações da produção, como certificação de orgânicos, certificado socioambiental, certificação de orientações técnicas, entre outras. A matéria destaca ainda que há uma grande diversidade de frutas produzidas por cooperados da Coaprocor, como morango, acerola, acerola orgânica, amora, framboesa, mirtilo, abacaxi e abacaxi com hortelã.

O capítulo sobre o cooperativismo tem quase 40 páginas e é aberto com um artigo assinado pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, sobre a relevância do cooperativismo para a atratividade do campo para os mais jovens. Além das matérias especiais sobre a Coagro e a Coaprocor, o livro traz menções de outras cooperativas paranaenses, como a Frimesa, a Cocamar, Cocari, Castrolanda, Capal e Frísia.

Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar 2025 – Com 802 páginas, o anuário foi criado para valorizar o setor e gerar uma percepção positiva e real da população e de lideranças nacionais e internacionais em relação à agricultura familiar. Criada em 2012, a publicação também tem como seu principal objetivo destacar e defender a cadeia alimentar brasileira, que conta com mais de 70% da produção de alimentos produzidos por agricultores familiares.

Além do capítulo sobre cooperativismo, a publicação tem outros 10 tópicos de destaque: Cenário da Agricultura Familiar, Políticas Públicas, Mais Alimentos, Crédito Rural, Culturas, Criações, Agroecologia e Biotecnologias, Inovação e Tecnologia, Itaipu, e Embrapa.

O anuário é distribuído gratuitamente em todo o país para agricultores familiares, nas versões impressa e digital, presente em escolas, universidades, entidades de classe, confederações, associações, empresas, congresso nacional brasileiro e no exterior, e conta com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e também do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério de Desenvolvimento Social, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além de outras entidades, federações e associações.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.