ACIAGRI adia recebimento de embalagens em Wanderley

A Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) informa que devido ao grande volume de chuvas registrado nas últimas horas, em Wanderley, a ação de recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas que aconteceria neste sábado (18), foi adiada para o próximo dia 25 de maio.

A ação realizada todos os anos, consiste na montagem de estruturas temporárias em locais distantes das centrais de recebimento como forma de facilitar a devolução do material por parte dos agricultores e pecuaristas. A ação acontecerá na Murada do “Ernestão” (Avenida Fernandes de Oliveira, ao lado do posto de combustível) no horário das 7h às 17h, com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) – que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo, Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Wanderley e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). O material recebido será encaminhado para a unidade de Barreiras que fará a destinação correta das embalagens.

Sistema Campo Limpo – O Sistema Campo Limpo é a denominação do programa gerenciado pelo inpEV para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrangendo todas as regiões do país, o Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais.

Hoje, cerca de 94% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) e 80% do total de embalagens vazias de defensivos agrícolas que são comercializadas têm destino certo. Podem ser encaminhadas para reciclagem 95% das embalagens colocadas no mercado, desde que tenham sido corretamente lavadas no momento de uso do produto no campo. As embalagens não laváveis (cerca de 5% do total) e aquelas que não foram devidamente lavadas pelos agricultores são encaminhadas a incineradores credenciados. Esses índices transformaram o Brasil em líder e referência mundial no assunto. Em segundo lugar vem a França, com 77%, seguida pelo Canadá, com 73%. Os Estados Unidos vêm em 9º lugar, com 33%.

Aciagri – Entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2003 pelos distribuidores de defensivos agrícolas do oeste baiano. Atualmente a entidade conta com mais de 50 revendas e cooperativas associadas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras, maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário – Considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande, retirando anualmente do meio ambiente mais de 3 mil toneladas do material.

Fonte: ASCOM Aciagri