Você ‘alcança’ a revolução dos biológicos no Brasil? Riba Ulisses

Compartilhe:

WhatsApp Image 2023-09-11 at 12.40.48

Em 2016, 3% das áreas cultivadas na agricultura brasileira utilizavam algum tipo de produto biológico.
Em 2024, serão mais de 40% das áreas plantadas no país.
Quase a metade.
Um país que colhe mais de um bilhão de toneladas ao ano de grãos, cana, madeira, frutas, legumes, verduras.

O produtor brasileiro é ressabiado.
Como cachorro cheirando comida.
Desconfia das novas tecnologias.
Assunta, duvida, pergunta, pensa, mas investe.
Obtém resultado e vira cliente.

No tema produtos biológicos, não existe mais a pergunta: será que funciona?
Agora, as perguntas são: como funciona? Misturado com o quê? Em que tipos de plantio?

O Brasil usa mais do que o dobro das tecnologias biológicas na comparação com os concorrentes mundiais.
Sejam americanos, europeus, chineses ou indianos.

Uma notícia estupenda, clara e maravilhosa para nosso país.

É uma opção revolucionária.
Precisamos usar os biológicos porque utilizamos o solo para produzir muito alimento e diversos produtos.
E estar aberto a novas tecnologias.

Ok, já se falava em inoculantes no início do século passado.
Mas o Brasil é quem manda no assunto hoje.
Somos os protagonistas no uso de bio insumos.

Só no mercado de nematicidas, 82% são de biológicos.
Com diversos ganhos na nutrição e proteção de plantas.
Sem falar na preocupação maior com manejo completo do solo.

O Brasil permanece sendo um ‘cachorro vira lata’.
Por opção.
Como dizia o genial e mal humorado Nelson Rodrigues.

Somos um caso histórico na Agricultura mundial.
Como a tecnologia nuclear de americanos e soviéticos.
Como as startups do Vale do Silício.
Como pousar um ser humano na lua.
Quem vai bater o bumbo do sucesso Brasil neste ramo dos biológicos?
Só eu?

Coluna Radar Agro

por Riba Ulisses

Jornalista há 38 anos. Formado na Universidade Estadual de Londrina e com especialização em Marketing na Cásper Líbero, em São Paulo. As principais experiências foram no jornalismo de televisão, e em revistas, sites e eventos ligados ao Agronegócio. Tem passagens por empresas como TV Globo, SBT, Safeway,  Jornal da Tarde, Folha de Londrina, Revista Placar e Rede Paranaense de Comunicação. Reportagem, com produção de matérias, programas e telejornais, e coordenação de equipes de trabalho em informação e entretenimento.
Desde 2017, AgroDiretor de Conteúdo no Grupo Publique.

Leia também

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.