O brasileiro mantém o otimismo em relação à sua vida pessoal.
A rodada de abril da pesquisa RADAR FEBRABAN, Pesquisa Febraban-Ipespe, mostra que 70% dos brasileiros acreditam que sua vida vai melhorar este ano.
Particularmente as mulheres (72%) e os jovens de 18 a 24 anos (81%).
Da mesma forma, embora com percentuais em patamar menor, a maioria dos entrevistados (51%) permanece com sentimentos positivos sobre a melhoria do país ao longo de 2023.
A pesquisa também registra que a maioria da população continua encarando o novo governo positivamente.
Olhando para o futuro próximo, a expectativa expressamente positiva (ótimo e bom) é de 51%, com oscilação de mais 2 pontos.
Um percentual muito parecido com o da Aprovação atual (52%).
Menos de um terço (27%) são mais pessimistas e consideram que será ruim e péssimo.
Realizada entre os dias 14 e 19 de abril, com 2 mil pessoas nas cinco regiões do País, esta edição do RADAR FEBRABAN mapeia as expectativas dos brasileiros sobre este ano, tanto em relação à vida pessoal, quanto em relação à política e à economia do país, e mensura como a população encara o PIX, o Open Finance e os golpes de engenharia social.
A pesquisa também tem uma versão regional, com as opiniões de cada uma das cinco Regiões brasileiras.
Sobre o sentimento da população em relação ao governo federal, a pesquisa mostra que, ao final do primeiro quadrimestre, mais da metade dos entrevistados seguem aprovando o Governo do Presidente Lula. Oscilando positivamente na margem de erro, são agora 52% os que declaram aprovar o Governo, enquanto 38% desaprovam, também com variação na margem de erro comparativamente ao bimestre anterior.
O resultado é praticamente o mesmo das eleições.
Vitória apertada do candidato do PT, com apenas dois milhões de votos de diferença num eleitorado de mais de 110 milhões de eleitores.
Vamos ver qual dos dois blocos vinga até o fim deste ano.