O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira uma linha de financiamento rural em dólar com taxa fixa que será destinada a produtores rurais que tenham receitas ou contratos em dólar.
O valor disponibilizado inicialmente é de R$ 2 bilhões e a taxa de juros será de 7,59% ao ano, mais a variação cambial.
O crédito é destinado para a compra de máquinas e equipamentos agrícolas de qualquer espécie.
A ideia é fomentar a ampliação da mecanização, renovação e atualização tecnológica da frota de tratores e colheitadeiras agrícolas, além de viabilizar maior produtividade no campo.
Para ter acesso ao financiamento, o produtor deve ter receitas ou contratos em dólar, ou atrelados à variação cambial e ter limite de crédito nos bancos parceiros.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Carlos Fávaro explicou que as linhas de crédito com equalização de juros pelo Tesouro continuarão sendo oferecidas para produtores que não tenham receita atrelada às vendas internacionais.
E que o lançamento é uma nova forma de financiar o agro exportador, um modelo inteligente, que não pesa nos cofres públicos e dá competitividade aos nossos produtores.
A presidência do BNDES informou que a nova linha de financiamento vai possibilitar a compra de silos, tratores, máquinas, além de investimentos em inovação no campo.
Os produtores rurais poderão contar com essa nova alternativa de financiamento a partir de maio. Para obter o financiamento, o produtor deve buscar um dos agentes financeiros credenciados ao BNDES.